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Tipo do documento: Artigo
Título: Gestão democrática e qualidade de ensino em escolas de educação básica
Título(s) alternativo(s): Democratic management and quality of teaching in basic education schools
La Gestion démocratique et la qualité de l’enseignement à l’école primaire
Gestión democrática y calidad de la enseñanza en las escuelas de educação básica
Autor: Oliveira, João Ferreira de
Camargo, Rubens Barbosa de
Gouveia, Andréa Barbosa
Cruz, Rosana Evangelista da
Resumo: O artigo propõe uma reflexão acerca dos prin- cipais mecanismos de gestão democrática presentes nas es- colas brasileiras: eleição de diretores, conselhos escolares, associações de pais e grêmios estudantis. Argumenta que tais mecanismos devem ser entendidos como condições para realização da qualidade da educação. A reflexão é fru- to da problematização do conceito de qualidade no âmbito da pesquisa “Custo-aluno-ano em Escolas da Educação Básica que Oferecem Condições para Oferta de um Ensino de Quali- dade”, realizada em 82 escolas públicas, urbanas e rurais, entre 2004 e 2006.
Abstract: The article proposes a reflection on the main mechanisms of democratic management found in Brazilian schools: elections of principals, school councils, parents’ associations, and students’ unions. It argues that those mechanisms should be understood as conditions for the accomplishment of quality of education. This reflection is the outcome of problematizing the concept of quality within the ambit of the research “Custo-aluno-ano em Escolas da Educação Básica que Oferecem Condições para Oferta de um Ensino de Qualidade” (Cost-student-year in Basic Education Schools that Provide Conditions for the Offer of a Quality Teaching), carried out in 82 public schools, both urban and rural, between 2004 and 2006.
Cet article a comme but de réfléchir sur les principaux mécanismes de gestion démocratique présents dans les écoles brésiliennes : l’élection des directeurs, les conseillers scolaires, les associations des parents d’élèves et les syndicats étudiant. Il y est argumenté que ces mécanismes doivent être com- pris comme des conditions pour la réalisation de la qualité de l’éducation. Cette réflexion découle de la mise en problème de la notion de qualité dans le cadre de la recherche «Coûts-élève-année dans des écoles primaires offrant des conditions pour l’offre d’un enseignement de qualité» réalisée dans 82 écoles publiques urbaines et rurales entre 2004 et 2006.
El artículo propone uma reflexión acerca de los principales mecanismos de gestión democrática presentes en escuelas brasileras: eleccion de directores, consejos escolares, asociaciones de padres y gremios estudiantiles. Argumenta que tales mecanismos deben ser entendidos como condi- ciones para realización de la calidad de la educación. La reflexión es fruto de la problematización del concepto de calidad en el ambito de la investigación “Costo-alumno-año en Escuelas de Educação Básica [Enseñanza Primária] que ofrecen Condiciones para la Oferta de una Enseñanza de Calidad”, realizada en 82 escuelas públicas, urbanas y rurales, entre 2004 y 2006.
Palavras-chave: Qualidade da educação
Ensino público
Indicadores de qualidade em educação
Gestão democrática da escola
Conditions for quality.
Public teaching
Democratic management
Conditions de qualité
Gestion démocratique
Enseignement public
Condiciones de calidad. Gestión democrática.
Enseñanza publica
Enseñanza publica
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: OLIVEIRA, João Ferreira de; CAMARGO, Rubens Barbosa de; GOUVEIA, Andréa Barbosa; CRUZ, Rosana Evangelista da. Gestão democrática e qualidade de ensino em escolas de educação básica. Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 3, n. 4, p. 149-162, jan./jun. 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12803
Data de publicação: Jun-2009
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