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Tipo do documento: Artigo
Título: O programa FUNDESCOLA: concepções, objetivos, componentes e abrangência - a perspectiva de melhoria da gestão do sistema e das escolas públicas
Título(s) alternativo(s): The Fundschool program : conceptions , objectives , components and range – the perspective of administration system improvement and of the private schools
Autor: Oliveira, João Ferreira de
Fonseca, Marília
Toschi, Mirza Seabra
Resumo: O presente texto apresenta os impactos do Programa FUNDESCOLA (Fundo de Desenvolvimento da Escola), voltado para a gestão das escolas fundamentais das regiões Norte, Nordes- te e Centro-Oeste. A investigação analisa o impacto dessas expe- riências na gestão e na organização do trabalho escolar. Mostra como o FUNDESCOLA materializou-se no Estado de Goiás, impri- mindo uma visão gerencial “estratégica”, centrada na racionaliza- ção de gastos e na eficiência operacional. Mostra que, dentro da esfera governamental pública, convivem duas concepções antagô- nicas de gestão educacional. Uma de caráter gerencial ( PDE ) e ou- tra que sinaliza a aspiração da comunidade educativa por uma es- cola mais autônoma e de qualidade ( PPP ). Mostra que alguns es- tados tendem a privilegiar o PDE , em detrimento do projeto polí- tico-pedagógico da escola ( PPP ).
Abstract: This text presents the impacts of Fundschool “Fun- descola” Program (Fund for School Development). This Program applies to administration of elementary schools in the North, Northeast and Central East regions of Brazil. This investigation analyses the impact of these experiences on administration and or- ganization of the school work. It shows how the Fundschool Pro- gram happened in Goiás (Brazil). It was implemented in an ad- ministrative “strategic” view, centered on rationalization of ex- penses and operational efficiency. This investigation also shows that within public governmental sphere, there are two opposite conceptions of educational administration. The first one has “managerial characteristics” (School Development Plan), the other which signals the aspiration of educational community for a more autonomous and high standards school (Politic-Pedagogical Pro- ject). Some schools tend to give privilege to School Development Plan in opposition to Politic-Pedagogical Project.
Palavras-chave: Gestão de escolas fundamentais
Planejamento escolar
Políticas públicas e financiamento da educação
Política educacional
Administration of elementary school
Scholarship planning
Public politics and financing in education
Educational policy
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: OLIVEIRA, João Ferreira de; FONSECA, Marília; TOSCHI, Mirza Seabra. O programa FUNDESCOLA: concepções, objetivos, componentes e abrangência - a perspectiva de melhoria da gestão do sistema e das escolas públicas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 90, p. 127-147, jan./abr. 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S0101-73302005000100006
Identificador do documento: 10.1590/S0101-73302005000100006
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12848
Data de publicação: Abr-2005
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