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Tipo do documento: Artigo
Título: Educação de adultos em disputa – da pedagogia emancipatória à concepção “evolucionária”
Título(s) alternativo(s): Adult education in dispute - of the emancipatory pedagogy for the “ evolutionary” approach
La educación de adultos en disputa – del la pedagogía emancipadora para el enfoque “evolutivo”
Autor: Rodrigues, Maria Emilia de Castro
Machado, Maria Margarida
Resumo: O texto reflete sobre ações de educação de adultos que antecederam ao Golpe de 1964, empreendidas pelos movimentos populares e o projeto educacional do Regime Militar, representado pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) e pelo Ensino Supletivo. Trata-se de estudo bibliográfico e documental, priorizando nas análises: o conceito de Estado ampliado gramsciano, considerando o papel da sociedade civil e da sociedade política; o conceito de hegemonia na identificação do papel político e ideológico das ações implementadas; o conceito de educação massificadora, nas medidas tomadas pelo executivo federal no controle do Estado Brasileiro. As evidências corroboram a compreensão dos projetos educacionais em disputa e sua relação com os desafios presentes na educação de jovens e adultos.
Abstract: The text reflects on actions for adult education that preceded to the 1964 coup, undertaking by popular movements and the educational project of the military regime, represented by the Brazilian Literacy Movement (Mobral) and the Supplementary Education. It’s a bibliographic and documentary study, focusing on the analysis: the concept of Gramsci’s extended state, considering the role of civil society and political society; the concept of hegemony in identifying the political and ideological role of implemented actions; the concept of massification education, in the measures taken by the federal executive in control of the Brazilian State. The evidences confirm the understanding of educational projects in dispute and their relation to the present challenges in youth and adult education.
En este texto se reflexiona sobre las acciones de educación de adultos que antecedieron al Golpe de Estado de 1964, emprendidas por los movimientos populares, y el proyecto educativo del Régimen Militar, representado por el Movimiento Brasileño de Alfabetización (Mobral) y por la Enseñanza Complementaria (Ensino Supletivo). Se trata de un estudio bibliográfico y documental, priorizando en los análisis: el concepto de Estado ampliado gramsciano, considerando el papel de la sociedad civil y de la sociedad política; el concepto de hegemonía en la identificación del papel político e ideológico de las acciones implementadas; el concepto de educación masificadora, en las medidas tomadas por el poder ejecutivo federal en el control del Estado Brasileño. Las evidencias corroboran la comprensión de los proyectos educacionales en disputa y su relación con los desafíos presentes en la educación de jóvenes y adultos.
Palavras-chave: Educação popular
MEB
Educação de adultos
MOBRAL
Ensino supletivo
Popular education
Adult education
MEB
MOBRAL
Supplementary education
La educación popular
educación complementaria
La educación de adultos
MEB
MOBRAL
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: MACHADO, Maria Margarida; RODRIGUES, Maria Emilia Castro. Educação de adultos em disputa - da pedagogia emancipatória à concepção "evolucionária". Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 30, n.2, p. 329-349, maio/ago. 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12979
Data de publicação: Ago-2014
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