Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12982
Tipo do documento: Artigo
Título: Vivenciando o referencial freireano na universidade
Título(s) alternativo(s): Experiencing the freirean referential in the university
Vivenciando el referencial freireano en la universidad
Autor: Rodrigues, Maria Emilia de Castro
Machado, Maria Margarida
Resumo: O artigo aborda experiências significativas de trabalho na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), que tomam como referência três concepções do pensamento de Paulo Freire: o diálogo, a construção coletiva e a intencionalidade política das ações educativas. Estas concepções contribuem para a análise de duas experiências desenvolvidas nos últimos 10 anos, em prol da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na universidade: a constituição e participação efetiva no Fórum Goiano de EJA e a intensificação das ações de ensino, pesquisa e extensão com foco na EJA. Estas experiências apontam nossa “leitura” da atualidade e possibilidades do referencial freireano, num espaço de disputas e concepções teóricas e políticas da universidade.
Abstract: The article discusses significant experiences of work at the School of Education of the Federal University of Goiás, based on three conceptions of Paulo Freire’s thought: dialog, collective construction and the political intentionality of educative actions. These conceptions contribute to the analysis of two experiences developed over the last 10 years, for Youth and Adult Education (EJA), at the university: the constitution of and actual participation in the State of Goiás EJA Forum and the intensification of the learning, research and extension activities focused on EJA. These experiences point to our “reading” of the current reality and the possibilities of the Freirean referential, in a context of disputes, theoretical conceptions and policies of the university.
El artículo aborda experiencias significativas de trabajo en la Facultad de Educación de Universidad Federal de Goiás (FE/UFG), que tienen como referencia tres concepciones de pensamiento de Paulo Freire: el diálogo, la construcción colectiva y la intencionalidad política de acciones educativas. Estas concepciones contribuyen para el análisis de dos experiencias desarrolladas en los últimos 10 años, en pro de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), en la universidad: la constitución y participación efectiva en el Fórum Goiano de EJA y la intensificación de las acciones de enseñanza, investigación y extensión con foco en EJA. Estas experiencias indican nuestra “lectura” de la actualidad y posibilidades del referencial freireano, en un espacio de disputas y concepciones teóricas y políticas de la universidad.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Universidade
Referencial freireano
Youth and adult education
Freirean referential
University
Educación de jóvenes y adultos
Universidad
Referencial freireano
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: RODRIGUES, Maria Emilia de Castro; MACHADO, Maria Margarida. Vivenciando o referencial freireano na universidade. Linhas Críticas, Brasília, v. 18, n. 37, p. 485-503, set./dez. 2012. .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12982
Data de publicação: Dez-2012
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Maria Emilia de Castro Rodrigues - 2012.pdf596,21 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons