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Tipo do documento: Artigo
Título: As contribuições da ANPEd no processo de consolidação da pós-graduação brasileira: percursos históricos e cenários atuais
Título(s) alternativo(s): Contributions of ANPEd to the consolidation process of brazilian postgraduate studies: historical paths and current scenarios
Las contribuciones de la ANPEd en el proceso de consolidación de la posgraduación brasilera: recorridos históricos y escenarios actuales
Autor: Machado, Maria Margarida
Resumo: Este artigo resulta de pesquisa bibliográfica e documental com o objetivo de reconstituir a historicidade das associações de pesquisa, no contexto dos 50 anos da institucionalização da política de Pós-Graduação no Brasil, com ênfase específica na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd. A análise foi realizada com base na agenda política recente da associação, em especial no acompanhamento e posicionamento frente à aprovação da Lei 13.005/2014, que trata do Plano Nacional de Educação 2014-2024, tomando como referência a concepção gramsciana de Estado Ampliado. Os estudos indicam as tensões e desafios enfrentados pela ANPEd, a partir da participação de seus associados no âmbito da sociedade política, em que passam de formuladores a executores das políticas nacionais, ao passo que indicam as potencialidades e os limites da associação em se manter como entidade autônoma da sociedade civil, na defesa de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade para todos.
Abstract: This article results the bibliographic and documentary search whose the purpose is reconstitute the historicity to search association, in the context of 50 years to the politic institutionalization on Postgraduate in Brazil, with specific emphasis in the ANPEd - National Association of Postgraduate Studies and Research in Education. The analysis was performed based in the recent politics diary association, especially in the monitoring and positioning in the approval of Law 13.005/2014, which deals with the National Education Plan 2014-2024, with reference to Gramsci’s conception of Extended State. Studies indicate tensions and challenges faced by ANPEd, from the participation of its members in political society, where the formulators change to executors of national policies, while showing the potential and limits of the association to remain as an entity autonomous civil society in defense of a public, free, secular and quality education for all.
Este artículo es el resultado de la investigación bibliográfica y documental con el objetivo de reconstruir la historicidad de las asociaciones de investigación en el marco de los 50 años de institucionalización de la política de Posgrado en Brasil, con especial énfasis en la Asociación Nacional de Estudios de Posgrado e Investigación en Educación - ANPEd. El análisis se basó en la reciente agenda política de la asociación, especialmente en el seguimiento y posicionamiento en la aprobación de la Ley 13.005/ 2014, que se ocupa del Plan Nacional de Educación 2014-2024, con referencia a la concepción de Gramsci del Estado Ampliado. Los estudios indican tensiones y desafíos que enfrentan los ANPEd de la participación de sus miembros en la sociedad política, donde pasan los formuladores ejecutores de las políticas nacionales, mientras que muestra el potencial y los límites de la asociación para permanecer como una entidad de la sociedad civil autónoma en defensa de una educación pública, gratuita, laica y de calidad para todos.
Palavras-chave: ANPEd
Plano Nacional de Educação
Estado ampliado
ANPEd
Extended state
National Education Plan
ANPEd
Plan Nacional de Educación
Estado ampliado
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: MACHADO, Maria Margarida. As contribuições da ANPEd no processo de consolidação da pós-graduação brasileira: percursos históricos e cenários atuais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 10, n. 2, p. 365-382, jul./dez. 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5212/PraxEduc.v.10i2.0005
Identificador do documento: 10.5212/PraxEduc.v.10i2.0005
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13000
Data de publicação: Dez-2015
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