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Tipo do documento: Artigo
Título: Passado e presente na formação de trabalhadores jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): Past and present in the formation of young and adult workers
Autor: Machado, Maria Margarida
Garcia, Lênin Tomazett
Resumo: O texto apresenta conclusões parciais de estudos que buscam os sentidos e significados produzidos, no contexto da educação brasileira, para as relações que se estabeleceram entre a educação de jovens e adultos (EJA) e a qualificação profissional, em programas implementados pelo governo federal. Neste artigo, partindo da investigação que identificou diversas ações, projetos e programas federais das últimas seis décadas, optamos por apresentar uma análise de concepções e princípios expressos em dois programas implementados, em contextos diferenciados: o primeiro consolidado na Ditadura Militar, o Programa Intensivo de Preparação da Mão-de-Obra (PIPMO); o segundo, no atual governo federal, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Identifica-se, na relação passado e presente dos programas analisados, duas tendências constitutivas de suas lógicas: a primeira trata-se da reedição da privatização do público pelo financiamento das ações de qualificação profissional na iniciativa privada e a segunda repõe a negação da oferta de uma educação integral, com a permanência de cursos de qualificação isolados da escolarização para maioria dos jovens e adultos, o que nos faz concluir que está distante a efetivação da educação como direito e da qualificação profissional na perspectiva da formação humana integral dos trabalhadores.
Abstract: This article presents some findings of studies that seek the meanings produced in the context of Brazilian education, for the integration established between adults and youth education (EJA) and professional qualification programs implemented by the Brazilian government. In this article, based on research that identified a number of actions, policies projects and federal programs of the last six decades, we have chosen to present an analysis of concepts and principles expressed in two programs implemented in different contexts: the first consolidated in the Military Dictatorship, the Intensive preparation of Hand-to-Work (PIPMO), the second in the current federal government, the National Access to Technical Education and Employment (Pronatec). Identifies the relationship of past and present programs analyzed two trends constitute its logical: it is the first reissue of the privatization of the public financing of professional qualification of the shares in the private sector and the second restores the denial of offering a comprehensive education with the permanence of qualification courses isolates of schooling for most young people and adults, which leads us to conclude that far is the realization of education as a right and professional qualification from the perspective of integral human formation of workers.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Trabalho
Qualificação profissional
Youth an adult education
Work
Professional qualification
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: MACHADO, Maria Margarida; GARCIA, Lênin Tomazett. Passado e presente na formação de trabalhadores jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, Salvador, v. 1, n. 1, p. 45-64, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13002
Data de publicação: 2013
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