Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13007
Tipo do documento: Artigo
Título: O fracasso escolar e suas interpretações: da marginalidade à diversidade cultural
Título(s) alternativo(s): School failure and its concepts: form cultural marginality to cultural diversity
Autor: Faria, Gina Glaydes Guimarães de
Miranda, Marília Gouvea de
Resumo: O artigo expõe os resultados de uma pesquisa (FARIA, 2008), cuja preocupação foi apreender as concepções de fracasso escolar presen- tes nos artigos publicados no periódico Cadernos de Pesquisa. Ao longo do período compreendido entre 1971 e 2006, grande parte dos estudos publicados tendeu a relacionar o fracasso escolar a questões referentes à cultura; primeiro, com predominância dos enfoques da marginalidade cul- tural (estudos propositivos e crítico), e, mais recentemente, da diversidade cultural (estudos propositivos). Com relação ao último enfoque, discute-se sua contribuição alertar para o risco de que as desigualdades sociais dei- xem de ser reconhecidas como principal determinação do fracasso escolar.
Abstract: This article results from a research developed on the concepts of school failure present in the articles published on the Journal “Cadernos de Pesquisa” form 1971 to 2006 (FARIA, 2008). During this period, the major- ity of the studies were mainly concerned with the relation between school failure and cultural issues. The most recent articles emphasize cultural di- versity (propositive studies) whereas cultural marginality prevailed in the former articles (critical and propositive studies). This article discusses the cultural diversity approach and its contribution to the risk of preventing social inequalities from being considered determinant to school failure.
Palavras-chave: Fracasso escolar
Educação básica
Pesquisa em periódicos
Desigualdades sociais
School failure
Elementary school education
Educational research in journals
Social in- equality
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: OLIVEIRA, Gina Gladys de; MIRANDA,Marília Gouvea de. O fracasso escolar e suas interpretações: da marginalidade à diversidade cultural. Educativa, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 555-575, jul./dez. 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.18224/educ.v17i2.3960
Identificador do documento: 10.18224/educ.v17i2.3960
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13007
Data de publicação: Dez-2014
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Gina Glaydes Guimarães de Faria - 2014.pdf727,55 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons