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Tipo do documento: Artigo
Título: A organização escolar em ciclos e a questão da igualdade substantiva
Autor: Miranda, Marília Gouvea de
Resumo: O artigo discute alguns fundamentos das propostas da organização escolar em ciclos e suas implicações, a partir da compreensão de que a proposta de ciclos precisa agregar novo sentido de escola ao critério de não-retenção para afirmar sua distinção perante propostas de progressão continuada. Pergunta: se a escola deve mudar, quais são os princípios que orientam essa mudança na perspectiva da escola de ciclos? O entendimento é de que o debate acerca dessas políticas nem sempre apresenta claramente o conjunto de princípios que as fundamenta. Propõe uma discussão inicial acerca da pertinência de aludir à psicologia como sua principal referência, passando à questão considerada mais determinante: a compreensão dos sentidos atribuídos à educação escolar contemporânea, em que se insere o embate entre o discurso liberal da igualdade, com suas variantes atuais em defesa das diferenças, e o princípio da igualdade substantiva. Aborda a tendência à redefinição ou mesmo à supressão do princípio de igualdade, o que se expressa predominantemente: a) pela proposição de um "liberalismo igualitário", que tende a substituir igualdade por equidade, e b) pela defesa de um princípio da diversidade como crítica ao preceito da igualdade. Em contraposição a essas perspectivas, ressalta a igualdade substantiva (Mészáros) como um princípio orientador geral no enfrentamento das desigualdades sociais. O artigo indica, assim, a importância de investigar como as propostas de ciclos se situam em relação a esse embate.
Palavras-chave: Escola de ciclos
Equidade
Desigualdades sociais
Igualdade substantiva
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: MIRANDA, Marília Gouvea de. A organização escolar em ciclos e a questão da igualdade substantiva. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 24-34, jan./abr. 2009
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S1413-24782009000100003
Identificador do documento: 10.1590/S1413-24782009000100003
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13009
Data de publicação: Abr-2009
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