Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13016
Tipo do documento: Artigo
Título: Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América Latina
Título(s) alternativo(s): The new paradigm of knowledge and educational policies in Latin America
Autor: Miranda, Marília Gouvea de
Resumo: Um tema recorrente nos discursos que orientam as políticas e os projetos educacionais na América Latina tem sido a centralidade do conhecimento. A revolução tecnológica e o processo de globalização estariam impondo um novo paradigma de conhecimento. Os conhecimentos se definiriam pela vinculação com a ação (saber fazer), pela utilização (saber usar) e pela interação (saber comunicar). É esperado que as reformas educacionais venham adequar-se às novas exigências desse paradigma. A centralidade do paradigma do conhecimento, frequentemente citada nos textos que definem ou analisam as políticas educacionais, não tem sido suficientemente discutida. São indicadas, neste artigo, algumas implicações do privilegiamento dessa temática sobre as políticas educacionais em curso nos países da América Latina.
Abstract: A current theme in the discourse that orients the policies and educational projects in Latin America has been the centrality of knowledge. The technological revolution and the process of globalization have been emposing a new paradigm of knowledge. Knowledge is been defined as the link of action (know how to do it), use (know how to use it) and interaction (know how to communicate it). Educational reforms are expected, therefore, to be adequated to the new needy presented by this paradigm. The core of the paradigm of knowledge, frequently mentioned in the texts which define or analyse educational implications of the adoption of these educational policies in course in Latin American Countries are indicated.
Palavras-chave: Paradigma do conhecimento
América Latina
Política educacional
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: MIRANDA, Marília Gouvea de. Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América Latina. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 100, p. 37-48, mar. 1997.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13016
Data de publicação: Mar-1997
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Marília Gouvea de Miranda - 1997.pdf650,94 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons