Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13017
Tipo do documento: Artigo
Título: A formação continuada dos docentes do Proeja/ FIC/Pronatec na rede municipal de Goiânia: os desafios do fazer coletivo
Título(s) alternativo(s): La formación continua de los docentes Proeja/FIC/ Pronatec en la red municipal de Goiânia: los desafíos de una realización colectiva
The continued education of the teachers of Proeja/FIC/ Pronatec on the municipal network of Goiânia: the challenges of the collective making
Autor: Alves, Miriam Fábia
Costa, Cláudia Borges
Resumo: Este artigo pretende discutir a experiência do Proeja/FIC/Pronatec na rede municipal de Goiânia, destacando a formação continuada dos docentes e os desafi os do fazer coletivo na implementação de um programa que objetiva a formação geral integrada à educação profi ssional, para jovens e adultos do ensino fundamental. A pesquisa conta com o acervo documental e bibliográfi co e tenciona problematizar o papel da formação continuada na implantação desse fazer pedagógico na rede municipal de Goiânia. Essa ação conta com a participação efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. O programa está sendo implantado em dez escolas da rede municipal da educação que retomam uma tradição de formação e fazer coletivo que abre possibilidade para a sustentação de uma política de formação geral integrada à educação profi ssional para jovens e adultos trabalhadores
Abstract: Ese artículo pretende discutir la experiencia del Proeja/FIC/Pronatec en la red municipal de enseñanza de Goiânia destacando la formación continua de los docentes y los desafíos de la práctica colectiva en la implementación de un programa que tiene por objetivo la formación general integrada a la educación profesional, para jóvenes y adultos en la enseñanza fundamental. La investigación cuenta con el archivo documental y bibliográfi co y busca problematizar el papel de la formación continua y la implementación pedagógica en la red municipal de enseñanza de Goiânia. Esta acción cuenta con la participación efectiva de la Secretaría Municipal de Educación de Goiânia, la Faculta de Educación de la Universidad Federal de Goiás y del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Goiás. El programa está siendo implementado en diez escuelas de la red municipal de educación que retoman una tradición de formación y una realización colectiva que abre la posibilidad de sustentación de una política de formación general integrada a la educación profesional para jóvenes y adultos trabajadores.
Th is paper aims to discuss the Proeja/FIC/ Pronatec experience on the municipal network of Goiânia, highlighting the continued education of the teachers and the challenges of the collective doing on the implementation of a program that aims at the general education integrated to the professional education, for youth and adults of the elementary education. Th e research has documentary and bibliographic collection and intends to discuss the role of continued education on the implementation of this pedagogical action on the municipal network of Goiânia. Th is action has the eff ective participation of the Municipal Secretary of Education of Goiânia, Faculty of Education of the Federal University of Goiás and Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás. Th e program is being implemented on ten schools of the municipal network of education, that return a tradition of education and collective doing that opens the possibility to sustain a policy of general education integrated to the professional education for youth and adults workers.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Educação profissional
Formação continuada
Educación de jóvenes y adultos
Formación continua
Educación profesional
Education of youth and adults
Professional education
Continuous education
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: ALVES, Miriam Fábia; COSTA, Cláudia Borges. A formação continuada dos docentes do Proeja/FIC/Pronatec na rede municipal de Goiânia: os desafios do fazer coletivo. Perspectiva, Florianópolis, v. 32, n. 1, p. 181-201, jan./abr. 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5007/2175-795X.2014v32n1p181
Identificador do documento: 10.5007/2175-795X.2014v32n1p181
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13017
Data de publicação: Abr-2014
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Miriam Fábia Alves - 2014.pdf111,33 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons