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Tipo do documento: Artigo
Título: Sobre tempos e espaços da escola: do princípio do conhecimento ao princípio da socialidade
Título(s) alternativo(s): About the time and the space of the school : from the principle of knowledge to the principle of sociableness
Autor: Miranda, Marilia Gouvea de
Resumo: Este artigo discute as propostas de organização do ensino em ciclos de formação, buscando apreender os pressupostos subjacen- tes à racionalidade das reformas educacionais em curso no Brasil. En- tende que essas propostas implicam uma mudança dos princípios que regem a organização dos espaços e tempos da escola pública: a escola constituída no princípio do conhecimento estaria dando lugar a uma escola orientada pelo princípio da socialidade. Trata-se de uma mudan- ça na maneira de conceber a escola, com importantes implicações para a relação educação e sociedade. É abordada a diversidade de significa- dos atribuídos à idéia de ciclos por parte dessa literatura, bem como a ausência de uma discussão clara sobre seus fundamentos. Conclui que essa inovação deva ser mais debatida, uma vez que se constata que a maior parte das publicações sobre o tema está orientada para a sua jus- tificação.
Abstract: This article discusses the proposals of the education or- ganization in terms of formation cycles. Its aim is to understand the underlying principles related to the rationality of the educational re- forms in course in Brazil. It understands that these proposals imply a change in the principles that conduct the organization of the spaces and times of the public school: the school built on the principle of the knowledge would be giving place to a school guided on the principle of the sociableness. It deals with a change in the way of conceiving the school with important implications in the relationship between edu- cation and society. The diversity of meanings attributed to the idea of cycles as stated in this literature is questioned, as well as the absence of a clear explanation about its principles. It concludes that this innova- tion must be more debated since most of publications on the subject are guided by its justification.
Palavras-chave: Ciclos de formação
Política educacional
Reforma educacional
Racionalidade
Formation cycles
Educational politics
Educational reform
Rationality
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: MIRANDA, Marília Gouvea de. Sobre tempos e espaços da escola: do princípio do conhecimento ao princípio da socialidade. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 639-651, maio/ago. 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S0101-73302005000200017
Identificador do documento: 10.1590/S0101-73302005000200017
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13026
Data de publicação: Ago-2005
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