Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13030
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | Gerencialismo na escola pública: contradições e desafios concernentes à gestão, à autonomia e à organização do trabalho escolar |
Título(s) alternativo(s): | Managerialism in public schools: contradictions and challenges concerning administration, autonomy and the organization of school work Gerencialismo en la escuela pública: contradicciones y desafíos relativos a la gestión, a la autonomía e a la organización del trabajo escolar |
Autor: | Silva, Luís Gustavo Alexandre da Alves, Miriam Fábia |
Resumo: | Este artigo demonstra as alterações na gestão e na organização do trabalho escolar após a implementação do modelo administrativo-gerencial de regulação. As análises são provenientes dos dados coletados em pesquisa documental e de campo. A pesquisa revelou que as alterações na gestão transferiu para o conjunto dos docentes a imagem de maior participação e democracia no cotidiano escolar, mas, na prática, houve intensificação da responsabilização individual, do controle e do trabalho dos docentes e gestores. |
Abstract: | This article demonstrates the changes in the management and
organization of school work after the implementation of a regulatory
management model. The analyses derive from data collected in desk and field
surveys. The investigation showed that changes in management have transferred
to the faculty an image of stronger participation and democracy in schools, but
in practice not only individual accountability but also the amount of control over
teachers and administrators, as well as their workload, have intensified. Este artículo demuestra los cambios en la gestión y en la organización del trabajo escolar tras la implementación del modelo administrativo de gerencia de la regulación. Los análisis provienen de los datos recogidos en la investigación documental y de campo. La investigación reveló que los cambios en la gestión transfirieron al conjunto de los maestros la idea de mayor participación y democracia en la rutina escolar. Sin embargo, en la práctica, ocurrió intensificación de la responsabilización individual, del control, y del trabajo de los docentes y administradores. |
Palavras-chave: | Managerialism Control Autonomy Gerencialismo Autonomía Control Gerencialismo Autonomía Control |
País: | Brasil |
Unidade acadêmica: | Faculdade de Educação - (FE) |
Citação: | SILVA, Luís Gustavo Alexandre; ALVES, Miriam Fábia. Gerencialismo na escola pública: contradições e desafios concernentes à gestão, à autonomia e à organização do trabalho escolar. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 28, n. 3, p. 665-681, set./dez. 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13030 |
Data de publicação: | Dez-2012 |
Aparece nas coleções: | FE - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Luís Gustavo Alexandre da Silva - 2014.pdf | 647,38 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons