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Tipo do documento: Artigo
Título: Constrangimentos socioecômicos no acesso à educação superior no Brasil
Título(s) alternativo(s): Social economic embarrassment in the superior education access in Brazil
Autor: Amaral, Nelson Cardoso
Resumo: O estudo apresenta o quantitativo dos recursos financeiros das IES brasileiras no período 1999-2009, relativizando-os em relação aos recursos do PIB e dimensionando o tamanho da educação superior brasileira no ano de 2023 – possível final da década do novo Plano Nacional de Educação (PNE) em discussão no Congresso Nacional. Além de quantificar o montante de recursos necessários em 2023, o estudo analisa o perfil socioeconômico da população brasileira, sobretudo o dos jovens com idade entre 18 e 29 anos, e discute onde estaria o limite estabelecido pela realidade da desigualdade social existente no Brasil, que está impondo constrangimentos às famílias para manterem seus filhos em IES; mesmo nas públicas, sem o pagamento de mensalidades. Dessa forma, explicitamse desafios a serem enfrentados para se atingir uma taxa bruta de 50% e uma taxa líquida de 33% na educação superior brasileira, no final da década do novo PNE.
Abstract: This study presents the quantitative of the financial resources of the Brazilian Higher Education Institution (HEI) in the period of 1999-2009, put that in perspective in relation to the resources of the GDP and sizing the Brazilian higher education in the year of 2023, the possible final decade of the new National Education Plan (PNE) in discussion on the National Congress. Beside to sizing the resources amount needed in 2023, the study analyzes the social economic profile of the Brazilian population, manly of the young with ages from 18 to 29, and discuss where is the limit established by the reality of the social inequality existing in Brazil, that is imposing constraints to families to keep their children in the HEI, even in the public ones, without the payment of fees. In this way, set up challenges to be faced in order to achieve a gross rate of 50% and a net rate of 33% in Brazilian higher education at the end of the decade of the PNE.
Palavras-chave: Financiamento
Perfil socioeconômico
Educação superior
PIB
PNE
Funding
Higher education
Social economic profile
GDP
PNE
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: AMARAL, Nelson Cardoso. Constrangimentos socioecômicos no acesso à educação superior no Brasil. Fineduca: revista de financiamento, São Paulo, v. 2, n. 5, p. 120-131, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13062
Data de publicação: 2012
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