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Tipo do documento: Artigo
Título: Financiamento da educação básica e o PNE 2011- 2020
Título(s) alternativo(s): Financing of basic education and the PNE 2011 – 2020
Financement de l’éducation de base et le PNE 2011-2020
Autor: Amaral, Nelson Cardoso
Resumo: O estudo realiza projeções para o financiamento da educação básica até o ano de 2020, último ano de vigência do novo Plano Nacional de Educação (PNE). São estabelecidas condições para a qualidade e expansões a serem alcançadas no intervalo de 2008 a 2020. Nesse cenário, é questionado se o Brasil tem condição para o salto educacional tal como o projetado. Pondera-se que em 2020 serão necessárias arrojadas decisões dos poderes executivo e legislativo, em diferentes esferas, além do apoio de toda a sociedade brasileira para que as condições estabelecidas neste estudo sejam implementadas.
Abstract: The study highlights projections to the financing of basic education until the year of 2020, the last year for the validity of the Plano Nacional de Educação (PNE) [Education National Plan]. It establishes conditions to the qualities and expansions to be achieved during 2008 to 2020. In this scenario, it asks if Brazil has the conditions to the educational development as it was projected. It considers that in 2020 will be necessary audacious decisions from the executive and legislative Power, in different spheres, besides the support to all Brazilian society to implement these conditions, which are pointed in this study
L’étude fait des prévisions pour le financement de l’éducation de base d’ici l’an 2020, la dernière année du nouveau Plan national d’éducation (PNE). Des conditions sont établies pour la qualité et l’expansion à atteindre dans la période de 2008 à 2020. Dans ce contexte, on se demande si le Brésil a la condition pour faire le saut éducationnel tel qu’il était prévu. Considérant que, en 2020, il faudra prendre des décisions hardies des pouvoirs exécutif et législatif dans les différents domaines, avec le soutien de toute la société brésilienne pour que les conditions établies dans cette étude soient mises en œuvre.
El estudio realiza proyecciones hasta el año de 2020, último año de la vigencia del nuevo Plano Nacional de Educação (PNE) [Plan Nacional de Educación]. Son establecidas condiciones para que la cualidad y las expansiones previstas sean alcanzadas en el intervalo de 2008 hasta 2020. En este escenario, la cuestión es si Brasil tiene condiciones para el salto educacional como el proyectado. Ponderase que en 2020 serán necesarias decisiones audaces de los poderes ejecutivo y legislativo, en diferentes esferas, además del apoyo de toda la sociedad brasileña para que las condiciones establecidas en ese estudio sean implementadas.
Palavras-chave: Financiamento da educação básica
Plano Nacional de Educação
Produto interno bruto e educação brasileira
Estatística do contexto educacional
Financing of basic education
Statistic in the educational context
Education National Plan
Gross national product and brazilian education
Financement de l’éducation de base
Produit intérieur brut et éducation brésilienne
Plan national d’éducation
Statistique du contexte éducationnel
Financiamiento de la educación básica
Producto nacional bruto y educación brasileña.
Estadística del contexto educacional
Plan Nacional de Educación
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: AMARAL, Nelson Cardoso. Financiamento da educação básica e o PNE 2011-2020. Retratos da Escola, Brasília, v. 4, n. 6, p. 123-141, jan./jun. 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.22420/rde.v4i6.73
Identificador do documento: 10.22420/rde.v4i6.73
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13066
Data de publicação: Jun-2010
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