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Tipo do documento: Artigo
Título: Avaliação e financiamento de Instituições de Educação Superior: uma comparação dos governos FHC e LULA
Título(s) alternativo(s): Evaluation and financing of the Institutions of Higher Education: a comparison between the governments of FHC and Lula
Autor: Amaral, Nelson Cardoso
Resumo: Este estudo faz uma análise das ações relacionadas ao processo de avaliação e financiamento das Instituições de Educação Superior (IES) implementadas no Brasil nos governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Luiz Inácio Lula da Silva (LULA). Pode-se afirmar que os dois governos utilizaram as duas vertentes, avaliação e financiamento, às vezes acoplando-as fortemente, como estratégia para atingirem os seus objetivos. Procurou-se, em ambos os períodos: promover uma expansão no quantitativo de estudantes matriculados na educação superior, com uma diminuição proporcional do setor público; instituir um ambiente de competição entre as IES privadas e, também, no interior das IES públicas; conduzir as IES públicas à procura de fontes de recursos não pertencentes aos fundos públicos; assinar “contratos de gestão” com IES públicas; e promover um “ranqueamento” das IES por meio do Exame Nacional de Cursos (ENC-provão) - e, posteriormente, do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
Abstract: This study makes an analysis of the actions related to the evaluation and financing process of the Higher Education Institutions (IES) implemented in Brazil in the governments of Fernando Henrique Cardoso (FHC) and Luiz Inácio Lula Da Silva (Lula). It can be affirmed that the two governments used the two sources, evaluation and financing, sometimes tightly connecting them, as a strategy to reach their objectives. It was sought, in both periods: to promote an expansion in the quantity of students registered in higher education, with a proportional reduction in the public sector; to institute an environment of competition between private IES and also within the public IES; to lead the public IES to search for sources of non government funding; to sign management contracts with public IES; and to promote a ranking of the IES by means of the National Examination of Courses (ENC-provão) - and, later, of the National Examination of Students Performance (ENADE).
Palavras-chave: Avaliação
Políticas de educação superior
Financiamento
Evaluation
Higher education policy
Financing
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: AMARAL, Nelson Cardoso. Avaliação e financiamento de Instituições de Educação Superior: uma comparação dos governos FHC e LULA. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 4, n. 3, p. 321-336, set./dez. 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.7867/1809-0354.2009v4n3p321-336
Identificador do documento: 10.7867/1809-0354.2009v4n3p321-336
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13073
Data de publicação: Dez-2009
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