Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13091
Tipo do documento: Artigo
Título: Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a educação especial brasileira
Título(s) alternativo(s): Contributions from the historical and critical pedagogy for special education brazilian
Autor: Silva, Régis Henrique dos Reis
Resumo: Este texto discute sucintamente as contribuições da pedagogia histórico-crítica para a área de educação especial brasileira e também demonstra que a defesa da socialização do conhecimento, por meio da escola, a todas as pessoas, inclusive aos deficientes, está em consonância com a luta de classes em uma perspectiva histórico-filosófica e político-social. Para tanto, primeiramente trataremos dos desafios da educação especial brasileira na contemporaneidade. Na sequência, abordaremos, a partir de alguns apontamentos sobre a pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural, suas contribuições para a educação especial. Por fim, recuperaremos, a partir do exposto, as sínteses e articulações necessárias para demonstrar que a defesa da socialização do conhecimento por meio da escola a todas as pessoas, inclusive aos deficientes, faz parte da luta de classes, particularmente a que se realiza no âmbito educacional.
Abstract: This article discusses briefly the contributions of historical-critical pedagogy to the area of special education in Brazil and also demonstrates that the defense of knowledge socialization through of the school, to all people, including the disabled, is in line with the struggle class in a historical-philosophical and socio-political. To do so, first we will deal of the challenges of special education in contemporary Brazil. In the wakewe will discuss, from some of notes about the historical-critical pedagogy and cultural-historical psychology, his contributions to special education. Finally, we regain, from the above, the syntheses and articulations necessary to demonstrate that the defense of knowledge socialization through school to all people, including the disabled, is part of the class struggle, particularly that takes place in the educational context.
Palavras-chave: Educação especial
Psicologia histórico- cultural
Pedagogia histórico-crítica
Special education
Historical and critical pedagogy
Cultural-historical psychology
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: SILVA, Régis Henrique dos Reis. Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a educação especial brasileira. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 14, n. 58, p. 78-89, set. 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.20396/rho.v14i58.8640380
Identificador do documento: 10.20396/rho.v14i58.8640380
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13091
Data de publicação: Set-2014
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Régis Henrique dos Reis Silva - 2014.pdf194,05 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons