Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13093
Tipo do documento: Artigo
Título: Do esquema paradigmático à matriz epistemológica: sistematizando novos níveis de análise
Título(s) alternativo(s): Of scheme paradigmatic for matrix epistemological: systematizing new levels of analysis
Del esquema paradigmático a la matriz epistemológica: sistematizando nuevos niveles de análisis
Autor: Silva, Régis Henrique dos Reis
Gamboa, Silvio Ancisar Sanchez
Resumo: No momento em que ocorre um aumento significativo da produção científica das ciências da ação (educação, educação física e educação especial) em termos quantitativos, sua qualidade torna- se questionável. Avaliamos que o estudo continuado dessa produção permitirá uma maior aproximação e compreensão de qual tenha sido a contribuição da pesquisa científica para o processo de análise, crítica e busca de soluções para os problemas enfrentados pelas áreas dessas ciências e suas articulações com as questões sociais mais abrangentes. Nesse sentido, visando contribuir para o debate político-epistemológico e aprimoramento da crítica epistemológica das ciências da ação, apresentamos, neste texto, a gênese e desenvolvimento da Matriz Epistemológica como instrumental de análise teórico-filosófica da produção científica das ciências da ação.
Abstract: At the moment there is a significant increase in scientific production sciences share (education, physical education and especial education) in terms of quantity, its quality becomes questionable. We evaluate the continued study of this production and what has been the contribution of scientific research in the process of analysis, criticism, and finding solutions to problems faced by areas of this science and its links with broader social issues. Accordingly, in order to contribute to the debate political-epistemological and improvement of the epistemological critique of the action sciences, presented in this text, the genesis and development of the Matrix Epistemological while instrumental theoretical-philosophical analysis of scientific science action.
En el momento en que hay un aumento significativo de la producción científica de las ciencias de la acción (educación, educación física y educación especial) en términos cuantitativas, su calidad se convierte en un asunto cuestionable. Evaluamos que el estudio continuado de esta producción permite un conocimiento más detallado de lo que ha sido la contribución de la investigación científica en el proceso de análisis, revisión y búsqueda de soluciones a los problemas que enfrentan las áreas de estas ciencias y sobre sus vínculos con las cuestiones sociales más amplias. En este sentido, con el objetivo de contribuir con el debate político y epistemológico y el avance de la crítica epistemológica de las ciencias de la acción, presentamos en este texto, la génesis y el desarrollo de la Matriz Epistemológica como un instrumento de análisis teórico-filosófico de la producción científica de las ciencias de la acción.
Palavras-chave: Pesquisa
Matriz epistemológica
Epistemologia
Research
Epistemology
Epistemology matrix
Investigación
Matriz epistemológica
Epistemología
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: SILVA, Régis Henrique Reis da; GAMBOA, Silvio Sánchez. Do esquema paradigmático à matriz epistemológica: sistematizando novos níveis de análise. ETD: educação temática digital, Campinas, v. 16, n. 1, p. 48-66, jan./abr. 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.20396/etd.v16i1.1329
Identificador do documento: 10.20396/etd.v16i1.1329
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13093
Data de publicação: Abr-2014
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Régis Henrique dos Reis Silva - 2014.pdf686,74 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons