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Tipo do documento: Artigo
Título: Dilemas da política científica da Educação Física brasileira em tempos de produtivismo acadêmico
Título(s) alternativo(s): Dilemmas of science policy in Brazil’s Physical Education in times of academic productivism
Los dilemas de la Educación Física científica política en tiempos de productivismo académico brasileño
Autor: Silva, Régis Henrique dos Reis
Sacardo, Michele Silva
Souza, Wilson Luis de
Resumo: A pretensão deste ensaio é discutir sucintamente os dilemas da política científica da Educação Física brasileira em tempos de produtivismo acadêmico, particularmente a que se desenvolve no âmbito da pós-graduação stricto sensu. A partir da análise do panorama da pós-graduação brasileira, visualizamos o processo de reconfiguração da Capes e da Universidade brasileira nos últimos anos, no qual destacamos os indicadores “otimistas” da política científica dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF, como também os aspectos preocupantes para a área. Diante desse quadro e no intuito de instigar o debate, apontamos então algumas possibilidades existentes na Educação Física.
Abstract: The essay aims to conduct a brief discussion on the political dilemmas faced by Brazil’s science policy for physical education in times of academic productivism, particularly the one developing in the context of “stricto sensu” post-graduate programs. After an overview of Brazilian Graduate Studies, we look at reconfiguration process of CAPES and Brazilian universities in recent years, where we point out “optimistic” indicators of science policy of postgraduate programs in Physical Education as well as troubling aspects in the area. Given that situation and in order to raise debate, we point out some possibilities in Physical Education.
La intención de este trabajo es analizar brevemente los dilemas políticos de la Educación Física científica en tiempos de productivismo académico brasileño, en especial aquel que se desarrolla en el contexto de postgrado stricto sensu. En el panorama de los cursos de postgrado, visualizamos el proceso de reconfiguración de la Capes y la universidad brasileña en los últimos años, donde se destacan los indicadores de la política optimista de los programas de postgrado científicos en la Educación Física - PPGEF, así como los aspectos problemáticos de la zona. Frente a esta situación, y con el fin de provocar el debate, se ha señalado algunas posibilidades de la Educación Física.
Palavras-chave: Política científica
Educação Física
Produtivismo acadêmico
Science policy
Academic productivism
Physical Education
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: SILVA, Régis Henrique dos Reis; SACARDO, Michele Silva ; SOUSA, Wilson Luis de. Dilemas da política científica da Educação Física brasileira em tempos de produtivismo acadêmico. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 4, p. 1563-1585, out./dez. 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.22456/1982-8918.43145
Identificador do documento: 10.22456/1982-8918.43145
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13094
Data de publicação: Dez-2014
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