Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13095
Tipo do documento: Artigo
Título: Formação de professores do estado de São Paulo/Brasil: estudo qualitativo e epistemológico em discussão
Autor: Silva, Sarah Maria de Freitas Machado
Gamboa, Silvio Ancisar Sanchez
Silva, Régis Henrique dos Reis
Resumo: O presente trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, cujo objetivo é analisar, as teorias educacionais e os pressupostos políticos que embasam o projeto pedagógico dos cursos de formação continuada oferecidos pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo. De forma sucinta apresentamos um breve debate sobre a temática formação de professores no Brasil e alguns destaques destas politicas no Estado de São Paulo, também apresentamos os materiais e os métodos da pesquisa e a possibilidade do uso do software Webqda na pesquisa e a forma de análise dos dados. Para realizar essa síntese mais ampla e a discussão dos resultados tomaremos como referencias os estudos das recentes políticas nacionais sobre a formação do educador e a intenção de montar uma base de dados sob a temática formação de professores no Brasil, utilizando o software Webqda.
Abstract: This work is part of an ongoing doctoral research whose goal is to analyze the educational theories and political assumptions that underlie the pedagogical project of continuing education courses offered by the School of Development and Improvement of Teachers of São Paulo. Succinctly present a brief debate on the issue of teacher training in Brazil and highlights some of these policies in the State of São Paulo also presents the materials and methods of research and the possibility of using the software Webqda in the form of research and data analysis. To accomplish this wider synthesis and discussion of the results will take as reference the studies of recent national policies on teacher education and the intention to build a database under the thematic teacher education in Brazil, using the software Webqda.
Ce travail s’inscrit dans le cadre d’une recherche doctorale en cours dont l’objectif est d’analyser les théories de l’éducation et des hypothèses politiques qui sous- tendent le projet pédagogique des cours de formation continue offerts par l’École de développement et l’amélioration des professeurs de São Paulo. Succinctement présenter un bref débat sur la question de la formation des enseignants au Brésil et met en évidence certaines de ces politiques dans l’État de São Paulo présente également les matériaux et les méthodes de recherche et la possibilité d’utiliser le Webqda de logiciels sous la forme de recherche et d’analyse de données . Pour réaliser cette synthèse plus large et la discussion des résultats prendra comme référence les études des politiques nationales récentes sur la formation des enseignants et l’intention de construire une base de données sous la formation des enseignants thématique au Brésil, en utilisant le logiciel Webqda.
Palavras-chave: Formação de professores continuada
Epistemologia
Webqda
Teacher training continued
Epistemology
WebQDA
Formation des enseignants a continué
Epistémologie
Webqda
País: Portugal
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: SILVA, Sarah Maria Freitas Machado ; GAMBOA, Silvio Ancizar Sanches; SILVA, Régis Henrique dos Reis. Formação de professores do estado de São Paulo/Brasil: estudo qualitativo e epistemológico em discussão. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 5, n. 2, p. 122-132, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13095
Data de publicação: 2013
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Sarah Maria de Freitas Machado Silva - 2013.pdf673,6 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons