Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13096
Tipo do documento: Artigo
Título: Análise epistemológica da pesquisa em educação especial: a construção de um instrumental de análise
Título(s) alternativo(s): Análisis epistemológicas de la investigación en educación especial: la construcción de un instrumental de análisis
Autor: Silva, Régis Henrique dos Reis
Gamboa, Silvio Ancisar Sanchez
Resumo: O estudo continuado dos balanços críticos sobre a produção científica desenvolvida por profissionais da área educacional voltados para as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, em Programas de pós-graduação, stricto- sensu, em Educação e Educação Física permite uma maior compreensão da contribuição da pesquisa científica no diagnóstico, análise e busca de soluções para os problemas enfrentados por estas áreas e suas articulações com as questões sociais mais abrangentes, do mesmo modo, a “pesquisa sobre a epistemologia da pesquisa” poderá trazer subsídios para a formação de pesquisadores, preencherem o vazio que a literatura especializada apresenta, além de contribuir com a compreensão da produção dos programas de pós graduação, revelando suas condições, sua trajetória, suas tendências e seus pontos de conflito. O desenvolvimento de um instrumental de análise da produção científica (dissertações e teses) que integre dimensões lógicas e histórico-sociais e que denominamos de “matriz epistemológica” se torna necessário, para assegurar o rigor dos estudos pretendidos. A relevância do mesmo corresponde a sua contribuição no aprimoramento da pesquisa, da crítica e da “vigilância epistemológica” do conhecimento produzido na área de Educação Especial.
Abstract: El estudio continuo de los balances críticos sobre la producción científica desarrollada por los profesionales de la área educacional orientada para las personas con necesidades especiales, en los programas de postgrado stricto sensu en Educación y Educación Física proporciona una mayor comprensión de la contribución de la investigación científica en el diagnóstico, análisis y encontrar soluciones a los problemas de estas áreas y sus vínculos con cuestiones sociales más amplias, del mismo modo, el "estudio sobre la epistemología de la investigación" puede ofrecer subvenciones para la formación de investigadores, llenar el vacío que la literatura muestra, además de contribuir con la comprensión de la producción de programas de postgrado, revelando sus condiciones, su historia, sus tendencias y puntos conflictivos. El desarrollo de un instrumental para el análisis de la producción científica (tesis y disertaciones) que integre las dimensiones lógicas y socio-históricos y que es denominada de "matriz epistemología" se convierte en una necesidad para garantizar el rigor de los estudios pretendidos. La relevancia del mismo instrumento corresponde a su contribución en el avance de la investigación, la crítica y la "vigilancia epistemológica" sobre los conocimientos producidos en el área de Educación Especial.
Palavras-chave: Epistemologia
Pós-graduação
Educação especial
Epistemología
Educación especial
Postgrados
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: SILVA, Régis Henrique dos Reis; GAMBOA, Sílvio Sánchez. Análise epistemológica da pesquisa em educação especial: a construção de um instrumental de análise. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 6, n. 2, p. 373-402, maio/ago. 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.7867/1809-0354.2011v6n2p373-402
Identificador do documento: 10.7867/1809-0354.2011v6n2p373-402
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13096
Data de publicação: Ago-2011
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Régis Henrique dos Reis Silva - 2011.pdf236,77 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons