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Tipo do documento: Artigo
Título: Tendências epistemológicas da pesquisa em educação especial no Brasil: a análise das dissertações e teses do PPGEEs/UFSCar
Autor: Silva, Régis Henrique dos Reis
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral, analisar, a partir das abordagens metodológicas, as implicações epistemológicas das dissertações e teses produzidas no PPGEEs/UFSCar, levando em consideração suas inter-relações com os determinantes sociais, políticos e econômicos. Em linhas gerais obtivemos os seguintes resultados, 88,9% dos documentos analisados adotaram a abordagem empírico-analítica, 11,1% a fenomenológica- hermenêutica e 0% a crítico-dialética. Considerando as articulações entre o lógico e o histórico, verificamos que a predomínio da abordagem empírico- analítica, está relacionado com os determinantes sociais, políticos e econômicos do Brasil, especialmente ao modelo de Pós-Graduação implantado no País, assim como, com as características internas do programa estudado.
Abstract: This study aimed to analyze, from the methodological approaches, the epistemological implications of theses and dissertations produced in PPGE/UFSCar, considering their interrelations with the socio-politico- economic. In general we obtained the following results, 88.9% of documents reviewed have adopted the empirical-analytic approach, 11.1% to phenomenological-hermeneutic and 0% to critical-dialectic. Considering the links between logic and history, we find that the predominance of empirical- analytic approach is related with the socio-politico-economic in Brazil, especially to model the Graduate deployed in the country, as well as with the characteristics internal program studied.
Palavras-chave: Educação especial
Análise de dissertações e teses
Epistemologia
Special education
Epistemology
Analysis of dissertations and theses
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: SILVA, Régis Henrique dos Reis. Tendências epistemológicas da pesquisa em educação especial no Brasil: a análise das dissertações de teses do PPGEEs/UFSCar. Filosofia e Educação, Campinas, v. 2, n. 2, p. 227-246, out./mar. 2010/11.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.20396/rfe.v2i2.8635502
Identificador do documento: 10.20396/rfe.v2i2.8635502
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13097
Data de publicação: Mar-2011
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