Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13112
Tipo do documento: Artigo
Título: Escolas e cidades do sertão (1933-1945): espaço, endereço e arquitetura
Título(s) alternativo(s): Schools and cities from sertão (1933-1945): space, address and architecture
Autor: Pinto, Rubia-Mar Nunes
Resumo: O objetivo deste texto é abordar, como discurso da modernidade no estado de Goiás, a conformação da materialidade arquitetônica e urbanística das escolas de sua capital, Goiânia, no momento em que a cidade era planejada, construída e ocupada. Fez-se uso de fontes cartográficas, textuais, iconográficas e orais para analisar a tessitura urbana da cidade-capital e localizar espaço, endereço e arquitetura das escolas. O diálogo teórico dá-se com historiadores da educação brasileira que tratam as relações entre o urbano e o escolar e autores empenhados em demonstrar como o discurso constitui sentidos sobre a cidade. As conclusões sinalizam para o papel da escola no projeto de modernidade em curso em Goiás e para a relevância da materialidade escolar na forja da cultura urbana de Goiânia.
Abstract: The text goal is to approach, as discourse of modernity in Goiás state, the conformation of the architectural and urban materiality of schools of the capital, Goiânia, at the moment the city was planned, built and occupied. We used cartographic, textual, iconographic and oral sources to analyze the urban fabric of the capital city and to find space, address and architecture of the schools. The theoretical dialogue is established with historians of the brazilian education that deal with relations between the urban and schools and the authors engaged in demonstrate how the discourse constitutes meanings about the city. The findings point to the role of schools in the project of modernity that was under way in Goiás and to the relevance of school materiality in the making of the urban culture of Goiânia.
Palavras-chave: Cidade
Endereço
Escola
Mapa urbano
Arquitetura
City
School
Urban map
Address
Architecture
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: PINTO, Rubia-Mar Nunes. Escolas e cidades do sertão (1933-1945): espaço, endereço e arquitetura. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 12, n. 2, p. 107-138, maio/ago. 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13112
Data de publicação: Ago-2012
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Rubia-Mar Nunes Pinto - 2012.pdf470,94 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons