Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13136
Tipo do documento: Artigo
Título: A questão do método e da metodologia: uma análise da produção acadêmica sobre professores(as) da região Centro-Oeste/Brasil
Título(s) alternativo(s): The question of method and methodology: an analysis of academic production on teachers in Mid-Western region/Brazil
Autor: Magalhães, Solange Martins Oliveira
Souza, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir a questão do método e da metodologia desenvolvidos na produção acadêmica sobre os professores(as) dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste, período 1995 a 2009. As atividades já realizadas abrangem levantamento da produção, leitura integral dos trabalhos, fichamento e análise. Elegeu- se as seguintes categorias de análise: tema, referencial teórico, método, metodologia, tipo de pesquisa, concepções de educação e de professor. Os resultados demonstram as dificuldades na busca do posicionamento conceitual e aprimoramento metódico e metodológico da produção. Apontam para a necessidade de maior rigor teórico- metodológico, o que implica na clareza da intencionalidade metódica, das escolhas ontológicas e gnosiológicas dos pesquisadores.
Abstract: The aim of this paper is to discuss the question of method and methodology developed in academic research on teachers (s) of the Graduate Program in Education of the Midwest Region, 1995 to 2009. The activities already carried out cover survey of the production, unabridged reading of the works, and their subsequent records and analysis. Elected the following categories of analysis: theme, theoretical, method, methodology, type of research, education and conceptions of teaching. The results demonstrate the difficulties in finding placement conceptual and methodical and methodological improvement of production. They point to the need for more rigorous theoretical and methodological, which implies the clarity of intent methodical, and gnostic ontological choices of the researchers.
Palavras-chave: Pesquisa educacional
Formação de professores
Professor
Método de investigação
Educational research
Teachers training
Teacher
Research method
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: MAGALHAES, Solange Martins Oliveira; SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira R. de. A questão do método e da metodologia: uma análise da produção acadêmica sobre professores(as) da região Centro-Oeste/Brasil. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 669-693, maio/ago. 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S2175-62362012000200018.
Identificador do documento: 10.1590/S2175-62362012000200018.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13136
Data de publicação: Ago-2012
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Solange Martins Oliveira Magalhães - 2012.pdf370,46 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons