Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13160
Tipo do documento: Artigo
Título: Trabalho docente e qualidade da educação básica: crítica às diretrizes do Banco Mundial
Título(s) alternativo(s): Teaching and quality of basic education: criticism of the World Bank guidelines
Enseñanza y calidad de la educación básica: revisión de las directrices del Banco Mundial
Autor: Rosa, Sandra Valéria Limonta
Santos, Willian Batista dos
Resumo: Este artigo apresenta uma análise crítica do documento “Atingindo uma educação de nível mundial no Brasil: próximos passos”, produzido pelo Banco Mundial no ano de 2010 com o objetivo de definir prioridades para a política educacional brasileira, dando ênfase às questões referentes à formação e ao trabalho dos docentes. Trata-se aqui de um recorte de uma pesquisa bibliográfica que analisa as orientações propostas pelo Banco Mundial para a educação nos países ditos em desenvolvimento e como estas têm afetado diretamente as políticas de educação brasileiras. Para nós, a incorporação de tais orientações tem intensificado as já precárias condições de trabalho e de formação continuada dos professores.
Abstract: This article presents a critical analysis of the document “Achieving world-class education in Brazil: next steps”, produced by the World Bank in 2010 with the goal of setting priorities for the Brazilian educational policy, emphasizing the issues relating to training and teaching. It is here a clipping from a literature that analyzes the proposals by the World Bank for education in developing countries and how these policies have directly affected the Brazilian education guidelines. For us, the incorporation of such guidelines has intensified the already precarious working conditions and also the teacher ongoing training.
En este artículo se presenta un análisis crítico del documento “Lograr una educación de nivel mundial en Brasil: los próximos pasos”, producido por el Banco Mundial en 2010 con el objetivo de establecer las prioridades de la política educativa brasileña, haciendo hincapié en las cuestiones relativas a la formación y el trabajo de los profesores. Se trata de un recorte de una investigación bibliográfica que analiza las directrices del Banco Mundial para la educación de los países llamados en desarrollo y cómo estas políticas han afectado directamente a las directrices para la educación brasileña. Para nosotros, la incorporación de estas directrices ha intensificado las precarias condiciones de trabajo y formación continua de los docentes.
Palavras-chave: Trabalho docente
Formação de professores
Qualidade da educação
Banco Mundial
Teaching
World Bank
Teacher training
Quality of education
Trabajo docente
Formación del profesorado
Calidad de la educación
Banco Mundial
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: ROSA, Sandra Valéria Limonta; SANTOS, Willian Batista dos. Trabalho docente e qualidade da educação básica: crítica às diretrizes do Banco Mundial. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 21, n. 46, p. 665-687, set./dez. 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13160
Data de publicação: Dez-2015
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Sandra Valéria Limonta Rosa - 2015.pdf596,33 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons