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Tipo do documento: Artigo
Título: O conceito de mediação em Adorno e Vigotski
Título(s) alternativo(s): The concept of mediation in Vigotski and Adorno
Autor: Zanolla, Silvia Rosa da Silva
Resumo: O trabalho discute o conceito de mediação à luz de Vigotski e Adorno, autores reconhecidos nas áreas de psico- logia social e educacional. Embora influenciados pelo pensamento marxista e voltem seu estudo à cultura, suas abordagens se diferenciam. Vigotski delineia o conceito de mediação pela perspectiva sócio-histórica, enquanto Adorno analisa as contradições inerentes à mediação sob os fundamentos da teoria crítica frankfurtiana. Por sua vez, Vigotski compreende a mediação como processo cultural pela aprendizagem, tendo como aporte o referen- cial marxiano e a crítica à naturalização do desenvolvimento na aquisição das funções superiores. Em Vigotski a mediação estabelece uma ligação, o signo, a atividade e a consciência interagem socialmente. Para Adorno, a mediação, mitificada enquanto fruto da ação e da subjetividade, sobrepuja uma contradição: objetificação da cultura e da formação; risco de estabelecer uma falsa consciência. A discussão epistemológica vai além da sociologia e da psicologia, resvala na relação sujeito e objeto.
Abstract: This article discusses the mediation concept based in Vigotsky and Adorno, reputed authors in social and educa- tional psychology. Although these authors are influenced by Marxism and focused on culture, their approaches are different. Vigotsky outlines the concept of mediation from the social-historical perspective, while Adorno analyzes the contradictions in meditation under a critical theory by the Frankfurtian. On the other hand, Vigotsky understands the mediation as cultural process by learning, based on Marxian referential and the critique of devel- opmental naturalization in the acquisition of superior functions. In Vigotski the mediation establishes a liaison, the sign, the activity and the consciousness interact socially. For Adorno, the mediation, if mystified as a result of action and subjectivity, surpasses itself a contradiction: the objectification of culture and education and in the formation; risk of establishing a false consciousness. The epistemological discussion goes beyond sociology and psychology and slips in the subject-object relation.
Palavras-chave: Teoria crítica e sociointeracionismo
Mediação
Educação e teoria crítica
Critical theory and social-interactionism
Mediation
Education and critical theory.
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: ZANOLLA. Silvia Rosa da Silva. O conceito de mediação em Adorno e Vigotski. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, v. 24, n. 1, p. 5-14, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S0102-71822012000100002.
Identificador do documento: 10.1590/S0102-71822012000100002.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13170
Data de publicação: 2012
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