Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13170
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | O conceito de mediação em Adorno e Vigotski |
Título(s) alternativo(s): | The concept of mediation in Vigotski and Adorno |
Autor: | Zanolla, Silvia Rosa da Silva |
Resumo: | O trabalho discute o conceito de mediação à luz de Vigotski e Adorno, autores reconhecidos nas áreas de psico- logia social e educacional. Embora influenciados pelo pensamento marxista e voltem seu estudo à cultura, suas abordagens se diferenciam. Vigotski delineia o conceito de mediação pela perspectiva sócio-histórica, enquanto Adorno analisa as contradições inerentes à mediação sob os fundamentos da teoria crítica frankfurtiana. Por sua vez, Vigotski compreende a mediação como processo cultural pela aprendizagem, tendo como aporte o referen- cial marxiano e a crítica à naturalização do desenvolvimento na aquisição das funções superiores. Em Vigotski a mediação estabelece uma ligação, o signo, a atividade e a consciência interagem socialmente. Para Adorno, a mediação, mitificada enquanto fruto da ação e da subjetividade, sobrepuja uma contradição: objetificação da cultura e da formação; risco de estabelecer uma falsa consciência. A discussão epistemológica vai além da sociologia e da psicologia, resvala na relação sujeito e objeto. |
Abstract: | This article discusses the mediation concept based in Vigotsky and Adorno, reputed authors in social and educa- tional psychology. Although these authors are influenced by Marxism and focused on culture, their approaches are different. Vigotsky outlines the concept of mediation from the social-historical perspective, while Adorno analyzes the contradictions in meditation under a critical theory by the Frankfurtian. On the other hand, Vigotsky understands the mediation as cultural process by learning, based on Marxian referential and the critique of devel- opmental naturalization in the acquisition of superior functions. In Vigotski the mediation establishes a liaison, the sign, the activity and the consciousness interact socially. For Adorno, the mediation, if mystified as a result of action and subjectivity, surpasses itself a contradiction: the objectification of culture and education and in the formation; risk of establishing a false consciousness. The epistemological discussion goes beyond sociology and psychology and slips in the subject-object relation. |
Palavras-chave: | Teoria crítica e sociointeracionismo Mediação Educação e teoria crítica Critical theory and social-interactionism Mediation Education and critical theory. |
País: | Brasil |
Unidade acadêmica: | Faculdade de Educação - (FE) |
Citação: | ZANOLLA. Silvia Rosa da Silva. O conceito de mediação em Adorno e Vigotski. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, v. 24, n. 1, p. 5-14, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Identificador do documento: | 10.1590/S0102-71822012000100002. |
Identificador do documento: | 10.1590/S0102-71822012000100002. |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13170 |
Data de publicação: | 2012 |
Aparece nas coleções: | FE - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Silvia Rosa da Silva Zanolla - 2012.pdf | 283,48 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons