Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13177
Tipo do documento: Artigo
Título: A pesquisa na formação e no trabalho dos professores da educação básica
Título(s) alternativo(s): The research on teacher’s training and work on elementary school
Autor: Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Rosa, Sandra Valéria Limonta
Resumo: O presente artigo apresenta uma análise da pesquisa na formação e no trabalho dos pro- fessores que atuam na educação básica pública no Estado de Goiás e no Distrito Federal. Utilizamos como perspectiva metodológica, o materialismo histórico-dialético, tendo como referência A discussão que trazemos é fruto da análise de dados de uma investi- gação já concluída, realizada no período de 2007 a 2009, sobre a concepção de pesquisa dos professores da educação básica que possuem formação stricto sensu e de uma outra investigação que encontra-se em andamento, iniciada em 2010 e que tem como objeto a formação e a atuação de pedagogas(os) em espaços escolares e não escolares. Os resulta- dos apontam que os professores com formação stricto sensu vivem um processo de prole- tarização no trabalho e que desejam realizar pesquisas, mas não têm condições estruturais para desenvolvê-las, demandando a necessidade de se investir na carreira docente como uma política de profissionalização e valorização.
Abstract: This article presents an analysis of research on teacher’s work from elementary public schools in Goiás state and in the Federal District. We use the dialectic and historical ma- terialism as methodological perspective. We bring the discussion of data analysis from a research already completed, conducted in the period from 2007 to 2009, on the research conceptions of elementary school teachers that have a master or a doctor degree. We also present some results from another ongoing research which began in 2010, whose theme is the training for research on the Pedagogy course. The results indicate that teachers with master or doctor degree experience a process of impoverishment of teaching, still wishing to do research, but with no structural conditions to develop them, what makes it necessary to invest in teaching career as a valuation and professionalization policy.
Palavras-chave: Formação de professores
Trabalho docente
Pesquisa
Teacher’s training
Research
Teacher’s work
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da; LIMONTA, Sandra Valéria. A pesquisa na formação e no trabalho dos professores da Educação Básica. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 12, n. 37, p. 743-762, set./dez. 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.7213/dialogo.educ.7201
Identificador do documento: 10.7213/dialogo.educ.7201
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13177
Data de publicação: Dez-2012
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva - 2012.pdf381,72 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons