Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13190
Tipo do documento: Artigo
Título: A atitude do professor ensina, seu gesto fala: a trama da dimensão ética no campo da docência universitária
Título(s) alternativo(s): Attitude of teacher teaches, your gesture speak: the dimension ethics in the fi eld of university teaching
Autor: Magalhães, Solange Martins Oliveira
Resumo: Num mundo marcado por inúmeros desafi os, dentre eles o desafi o da instrumentalização do mundo da vida pela racionalidade técnico/instrumental, a formação acadêmica encontra-se num contexto de crise paradigmá ca, em que não somente a ideia de verdade e os ideais educacionais entram em crise. A própria razão perde seu status de auto sufi ciente e passa a ser convidada a colocar-se na escuta e no entendimento do “Outro”, demandando aos processos forma vos, par cularmente à formação docente, todo um processo pautado na ins tuição de relações baseadas no respeito e no “cuidado é co”. Por entender que a formação do sujeito é co só é possível mediante processo pedagógico que envolva necessariamente exercícios de refl exão sistemá ca, conduzida para que os alunos possam integrar a preocupação e a a tude é ca durante sua formação, neste ensaio refl e mos sobre a dimensão é ca da docência como possibilidade de ajudar a afl orar uma radical “sensibilidade é ca” entre os professores no seu processo forma vo. Afi nal, se essa mediação pe- dagógica faltar na formação docente, poderá não ocorrer o desenvolvimento da sensibilidade é ca entre os professores, o que também faltará no seu agir co diano nas escolas.
Abstract: In a world marked by numerous challenges, including the challenge of instrumentaliza on of the lifeworld by technical ra onality/instrumental, academic training is in a crisis context paradigm, in which not only the idea of truth and the ideal educa onal experience a crisis. Reason itself loses its status as a self-suffi cient and shall be invited to put themselves in listening and understanding the “Other”, demanding the forma on process, par cularly for teacher training, a whole based ins tu on grounded in rela onships based on respect and “ethical care.” Understanding that the forma on of the ethical subject is only possible through the educa onal process that necessarily involves refl ec on exercises systema cally conducted for students to integrate the concerns and ethical a tude during its forma on, this essay refl ect on the ethical dimension of teaching as possible help bring out radical “ethical sensi vity” among teachers in their forma on process. A er all, if this media on training lacking in teacher training may not occur the development of ethical sensi vity among teachers, which also fail to act in their everyday life in schools.
Palavras-chave: Ética
Formação de professores
Docência universitária
Ethics
University teaching
Teacher training
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. A atitude do professor ensina, seu gesto fala: a trama da dimensão ética no campo da docência universitária. Série-Estudos, Campo Grande, n. 39, p. 199-212, jan./jun. 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13190
Data de publicação: Jun-2015
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Solange Martins Oliveira Magalhães - 2015.pdf246,09 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons