Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13191
Tipo do documento: Artigo
Título: Formação docente: exercício da coexistência de 1 práticas que valorizem as diferenças culturais
Título(s) alternativo(s): Teacher training: exercise of practices coexistence that value cultural differences
Autor: Magalhães, Solange Martins Oliveira
Resumo: A sala de aula é lugar de sentidos e significados que atravessam tudo aquilo que é social. É espaço onde se estabelece o diálogo com as coisas do mundo, com a dinâmica dos grupos, e com diversos fundamentos teóricos ligados a diferentes projetos, que vão desde a transformação dos sujeitos, por meio da educação, à transformação do mundo, através dos sujeitos educados. A partir de uma concepção de educação que reclama por um processo de “democratização da cultura”, buscou-se valorizar os roteiros culturais dos alunos do curso de formação de professores – Pedagogia da Terra/UFG. O foco central foi estimular, nos cursos de formação docente, a participação de alunos e professores no exercício da tolerância e coexistência de práticas que valorizem as diferenças culturais. A valorização da relação cultura-educação fez parte do processo, ajudou no exercício da coletividade, via emancipação e afirmação de direitos sociais, no entendimento e apropriação das demandas culturais dos estudantes ligados à Via Campesina.
Abstract: The classroom is a place of senses and meanings that cross everything that is social. It is space in which it is established a dialogue with the things of the world, with group dynamics, and several theoretical foundations linked to different projects ranging from transformation of the subjects through education, the transformation of the world through the educated subjects. From a conception of education that calls for a process of "democratization of culture", it was aimed to enhance the cultural scripts of students, teachers training course- Earth Pedagogy/UFG. The central focus was to stimulate in teacher training courses attended by students and teachers the exercise of tolerance and coexistence practices that value cultural differences. The appreciation of culture-education relationship was part of the process, and helped in the exercise of the community, via empowerment and affirmation of social rights, in understanding and appropriation of cultural demands of the students related to country culture.
Palavras-chave: Relação cultura-educação
Diversidade cultural
Diferenças culturais
Relation culture-education
Cultural differences
Cultural diversity
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Formação docente: exercício da tolerância e da coexistência de práticas que valorizem as diferenças culturais. Horizontes, Itatiba, v. 33, n. 2, p. 9-18, jul./dez. 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13191
Data de publicação: Dez-2015
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Solange Martins Oliveira Magalhães - 2015.pdf324,18 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons