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Tipo do documento: Artigo
Título: Indústria cultural e infância: estudo sobre formação de valores em crianças no universo do jogo eletrônico
Autor: Zanolla, Silvia Rosa da Silva
Resumo: Esse trabalho parte do pressuposto de que o jogo eletrô- nico influencia a formação cultural das crianças na contempora- neidade. Essa afirmação fundamenta-se na teoria crítica da socieda- de, sobretudo, em um de seus principais pensadores, T. W. Adorno, que, em conjunto com M. Horkheimer, cunhou o conceito de indús- tria cultural em 1947. Elemento desta indústria, o jogo eletrônico, como produto de consumo, constitui-se como um instrumento de lazer e entretenimento, cujo alcance é cada vez mais amplo nas brin- cadeiras infantis. Isso significa que o conteúdo desses jogos e a iden- tificação com seus personagens são vetores importantes de referência para analisar a constituição da identidade infantil e a emergência de valores na sociedade atual.
Abstract: This work starts from the assumption that electronic games influence today’s children’s cultural formation. This affirma- tion is based on the critical theory of society, especially by one of its main thinkers, T. W. Adorno, who, along with M. Horkheimer, cre- ated the concept of culture industry in 1947. As elements of this culture, and as consumption products, electronic games are an in- strument for leisure and entertainment, with an increasingly higher reach in children’s play. This means that the content of these games and children’s identification with their characters are important ref- erence points to analyze the constitution of children’s identity and the urgent need for values in society today.
Palavras-chave: Indústria cultural e educação
Videogame e educação
Teoria crítica e infância
Cultural industry and education
Critical theory and childhood
Video games and education
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: ZANOLLA, Silvia Rosa Silva. Indústria cultural e infância: estudo sobre formação de valores em crianças no universo do jogo eletrônico. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1329-1350, set./dez. 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S0101-73302007000400004
Identificador do documento: 10.1590/S0101-73302007000400004
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13194
Data de publicação: Dez-2007
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