Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13196
Tipo do documento: Artigo
Título: Ensino de psicologia: limites do atual paradigma e a complementaridade do paradigma da complexidade
Título(s) alternativo(s): Psychology teaching: limits of the current paradigm and complementarity of the complexity paradigm
Autor: Magalhães, Solange Martins Oliveira
Resumo: O presente artigo, de natureza teórica, tem por objetivo trazer ao debate acadêmico a importância da articulação do paradigma da complexidade ao ensino de Psicologia. Destacamos essa interlocução como inovadora no contexto da formação docente. Enfatizamos alguns limites do paradigma atual e a complementaridade do paradigma da complexidade ao Ensino de Psicologia. Essa reflexão frente à prática formadora marca a busca de novas bases epistemológicas que estimulem a (trans)formação dos sujeitos pessoal e coletivamente. Longe de dar respostas prontas e acabadas, lançamos mão da condição de análise crítica e reflexiva, postura que visa à reestruturação dos caminhos percorridos pela Psicologia na formação docente.
Abstract: This article, of theoretical basis, aims to bring to the academic debate the importance of articulating the paradigm of complexity to the teaching of psy- chology. I highlight this dialogue as an innovator one in the context of teacher education. I stress some limits of the current paradigm and the complexity paradigm complementarity to the Teaching of Psychology. This reflection in face of the forming practice marks the search for new epistemological foundations to encourage the (trans)formation of the subjects personally and collectively. Far from finished and ready answers, I use the condition of critical and reflective analysis approach that aims at restructuring the paths of psychology in teacher education.
Palavras-chave: Formação docente
Ensino de Psicologia
Complexidade
Teacher education
Complexity
Psychology teaching
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Ensino de psicologia: limites do atual paradigma e a complementaridade do paradigma da complexidade. Educar em Revista, Curitiba, n. 48, p. 265-287, abr./jun. 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S0104-40602013000200016
Identificador do documento: 10.1590/S0104-40602013000200016
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13196
Data de publicação: Jun-2013
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Solange Martins Oliveira Magalhães - 2013.pdf524,16 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons