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Tipo do documento: Artigo
Título: Políticas Públicas paa a educação da infância: chegamos à infância cidadã?
Título(s) alternativo(s): Public politics for early childhood education: we got a citizen children?
Autor: Magalhães, Solange Martins Oliveira
Resumo: O atendimento à criança de 0 a 6 anos, no Brasil, existe há mais de cem anos. Esse tem acompa- nhado as transformações do conceito de infância, ins- tituídas pelos discursos científicos e institucionais que acabaram por transformá-la em um sujeito/objeto cul- tural inserido em um amplo projeto de constituição do sujeito moderno. Compreender as políticas públicas para a educação da infância implica em refletir sobre o que é ser criança, em nossa sociedade e o modo como as alterações nesse conceito passam a definir, orientar e ressignificar as práticas de atenção, criação, socia- lização e educação das mesmas, para que estas cor- respondam ao desenvolvimento do “projeto da socie- dade moderna”. Por esta análise tentamos clarear as intenções que nortearam as tomadas de decisões em relação à educação desta mesma infância, sobretudo as neoliberais, bem como discernir a lógica, a dinâmi- ca viva e até contraditória das políticas públicas para a educação da infância na sociedade brasileira.
Abstract: Brazilian government has provided assis- tance for children of 0 to 6 years old from more than a hundred years. This happened alongside many chan- ges in the concept of childhood. Scientific and insti- tutional thoughts and mass means of communication to transform childhood into a cultural subject/object of modernity have influenced such changes. To com- prehend public policies is also to reflect on “what it is to be a child” today in our society, and how changes in the concept of childhood have defined educational practices as well as socialization of children for mo- dern society. Through this analysis we have tried to clarify some of the intentions that influenced children education – especially neoliberal thoughts. We have also proposed to discern the logic, living dynamic and even the contradiction of public politics of the educa- tion of childhood in the Brazilian society.
Palavras-chave: Políticas públicas
Educação infantil
Infância
Public politics
Children education
Childhood
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Políticas públicas para a educação da infância: chegamos à infância cidadã? Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 1-14, jan./jun. 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13199
Data de publicação: Jun-2012
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