Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13202
Tipo do documento: Artigo
Título: Afetar e sensibilizar na educação: uma proposta transdisciplinar
Título(s) alternativo(s): To affect and sensitize in education: a transdisciplinary proposal
Afectar y sensibilizar en la Educación: una propuesta transdisciplinaria
Autor: Magalhães, Solange Martins Oliveira
Resumo: A proposta complexa e transdisciplinar abre novas perspectivas para o campo educacional. Essas perspectivas procuraram religar o conhecimento à vida, reorien- tando os processos de formação para que se valorize a constituição de um sujeito sensível e afetivo. A vocação transdisciplinar institui novas práticas pedagógicas formadoras de uma razão-afetivo-sensível, capaz de promover uma visão mais integrada do ser humano. Nesta concepção de educação, o processo ensino-aprendizagem supera o processo lógico e intelectual, torna-se um processo dinâmico, coerente, dialógico e criativo. Promover a proposta transdisciplinar na formação docente passa pela vivência de formar pessoas que tornarão nossa experiência no mundo mais cooperativa, amorosa e solidariamente compreendida.
Abstract: A complex and transdisciplinary proposal opens new perspectives in the educational field. Such perspectives seek to reconnect knowledge to life, by redirecting educational processes towards encouraging the creation of sensitive and emotional individuals. A transdisciplinary vocation establishes new pedagogical practices, forming an affective- sensitive-reason, capable of promoting a more integrated vision the human being. In this conception of education, the teaching-learning process surpasses the logical and intellectual process and becomes a dynamic, coherent, dialogic and creative process. To promote a transdisciplinary proposition in teacher training means experiencing the act of educating people, who will make our experience in the world more cooperative, loving and solidly understood.
La propuesta compleja y transdisciplinaria abre nuevas perspectivas para el campo educativo. Esas perspectivas han buscado religar el conocimiento a la vida, reorientando los procesos de la formación de modo que valorice la constitución de un individuo sensible y afectivo. La vocación transdisciplinaria instituye nuevas prácticas pedagógicas formadoras de una razón-afectivo-sensible, capaz de promover una visión más integrada del ser humano. En este concepto de la educación, el proceso enseñanza-aprendizaje sobrepasa el proceso lógico e intelectual, convierténdose en un dinámico, coherente, dialógico y creativo proceso. Promover la propuesta transdisciplinaria en la formación docente pasa por la vivencia de formar gente que hará nuestra experiencia en el mundo entendida como más cooperativa, amorosa y solidaria.
Palavras-chave: Educação
Formação docente
Sensibilidade
Transdisciplinaridade
Afetividade
Education
Affectivity
Sensitivity
Transdisciplinarity
Teacher training
Educación
Formación docente
Afectividad
Transdisciplinaridad
Sensibilidad
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Afetar e sensibilizar na educação: uma proposta transdisciplinar. Linhas Críticas, Brasília, v. 17, n. 32, p. 163-181, jan./abr. 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13202
Data de publicação: Abr-2011
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Solange Martins Oliveira Magalhães - 2011.pdf117,53 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons