Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13231
Tipo do documento: Artigo
Título: Da atividade humana entre paideia e politeia: saberes, valores e trabalho docente
Título(s) alternativo(s): Of human activity, between paideia and politeia: understandings, values and teaching work
Autor: Cunha, Daisy Moreira
Alves, Wanderson Ferreira
Resumo: O artigo analisa abordagens do campo de estudos sobre os saberes dos profes- sores e sinaliza contribuições que a noção de atividade pode trazer aos interessados em compreender o âmbito do trabalho dos professores e nele intervir. Trata-se, portanto, de uma elaboração de natureza teórica que procura, sem pretensões de exaurir o universo das questões tratadas, problematizar o âmbito dos estudos sobre os saberes dos profes- sores, ao passo que indica pistas para novos desdobramentos. Inicialmente, são apresen- tadas abordagens presentes entre as pesquisas sobre os saberes docentes; em seguida, o objetivo é sublinhar um aspecto por vezes implícito mas recorrente em parte dessas pes- quisas: o recurso às teorias da ação para a compreensão do trabalho docente; por fim, são apresentadas as contribuições da ergonomia de base francófona e as contribuições da abordagem ergológica do trabalho, perspectivas essas que destacam a importância de se abordar o trabalho a partir da noção de atividade. Tais abordagens – e esta é a aposta que fazemos –, ao se debruçarem sobre o trabalho buscando o ponto de vista da atividade, parecem agregar inovadoras formas de produção de conhecimento e de intervenção às pesquisas em educação que se interessam pelos professores, por seu trabalho e por seus saberes.
Abstract: The article analyses ‘approaches’, coming from various fields of study that are concerned with the teacher’s knowledge base, with a view to making a contribution to the notion of “activity”; what it can offer to those interested in understanding the scope of the work carried out by teachers and how this understanding can help them to improve their work. The aim is to elaborate, in this fashion, a theoretical basis for explo- ring the range of 'understandings' possessed by the teacher, but with no pretension of exhausting the universe of existing questions, but rather, taking the investigation for- wards, indicating the appropriate path for unpackaging the problems encountered. Firstly, the approaches found in the research on teachers’ knowledge, are presented; secondly, the objective is to highlight an aspect that may be implicit, yet recurrent, in parts of this research. Lastly, contributions are made from ergonomics, of a Francophone base using an approach for the work that is ‘ergo’-logical (anotherwords, the answer is implicit in the question) providing a perspective that emphasizes the impor- tance of tackling the work from the notion of ‘activity’. Such an approach – we wager – when based on a foundation of work that takes ‘activity’ as its focus, will increase ino- vative forms of knowledge production and lead to inovative ways of carrying out research into education, research that will make teachers the focal point, focusing on their work and their knowledge base.
Palavras-chave: Atividade
Valores
Trabalho docente
Saberes
Activity
Values
Teacher’s work
Understandings
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: CUNHA, Daisy Moreira; ALVES, Wanderson Ferreira. Da atividade humana entre paideia e politeia: saberes, valores e trabalho docente. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 2, p. 17-34, jun. 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: /10.1590/S0102-46982012000200002
Identificador do documento: /10.1590/S0102-46982012000200002
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13231
Data de publicação: Jun-2012
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Daisy Moreira Cunha - 2012.pdf118,93 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons