Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13234
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | Experiências de investigação da atitude transdisciplinar no contexto de formação de professores |
Título(s) alternativo(s): | Investigation experiences of transdisciplinary attitude in the context of teachers’ formation |
Autor: | Magalhães, Solange Martins Oliveira |
Resumo: | A universidade contemporânea confronta-se com uma realidade que tem gerado vários desafios relacio- nados aos processos de formação de professores. Na perspectiva de ruptura com o paradigma atual, surge uma série de estudos sobre inovações que representam uma “nova configuração dos saberes”, cujo objetivo é revigorar o ato educativo, ensejando uma dimensão emancipatória – como proposto pela teoria da complexi- dade. Aqui discutimos docência universitária, inovação e complexidade de forma articulada, para propormos a complexidade como um norte inovador das práticas pedagógicas na formação de professores, e quem sabe, como proposta de intervenção e prevenção da violência no contexto escolar. Apresentamos uma prática pe- dagógica considerada inovadora, por docentes e discentes, em função dos objetivos alcançados no processo ensino-aprendizagem, na qual destacamos alguns “sinalizadores de inovação pedagógica complexa” para identificar se/como/quais características da atividade poderiam ser relacionadas à teoria da complexidade. |
Abstract: | The contemporary university faces a reality that has generated many challenges related to the process of teacher formation. In the perspective of rupture of the current paradigm, a series of studies about innovation appear describing a “new configuration of knowledge” with the objective of giving new strength to the act of educating, permitting an emancipator dimension – as it is proposed by the theory of complexity. This study discusses university teaching, its innovation and complexity in an articulated way. It presents complexity as an innovative direction of pedagogical practice in teachers’ formation. We present a pedagogical practice considered as innovative, by teachers and students, according to the objectives reached in the process of teaching-learning. We point out some “signals of complex pedagogical innovation” to identify if / how / which characteristics could be related to complexity. |
Palavras-chave: | Docência universitária Formação de professores Inovação Complexidade University teaching Complexity Teachers’ formation Innovation |
País: | Brasil |
Unidade acadêmica: | Faculdade de Educação - (FE) |
Citação: | MAGALHÃES, Solange M. O. Experiências de investigação da atitude transdisciplinar no contexto de formação de professores. Psicologia: ensino & formação, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 67- 82, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13234 |
Data de publicação: | 2010 |
Aparece nas coleções: | FE - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Solange Martins Oliveira Magalhães - 2010.pdf | 613,24 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons