Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13236
Tipo do documento: Artigo
Título: Relação pedagógica, afetividade, sensibilidade: pressupostos transdisciplinares para a formação docente
Título(s) alternativo(s): Pedagogical relation, affectivity and sensitivity: transdisciplinarity contribution to the teaching formation
Relaciones pedagógicas, afectividad y sensibilidad: presupuestos transdisciplinares para la formación docente
Autor: Magalhães, Solange Martins Oliveira
Resumo: A afetividade foi e continua sendo apontada como fundamental no processo ensino-aprendizagem. Pesquisas têm demonstrado que a forma como o professor(a) se expressa pode definir histórias de sucesso com resultados positivos, duradouros e importantes para os indivíduos. Reconhecendo que se faz necessário superar teorias burocráticas e tecnicistas do conhecimento, que separa o cognitivo do afetivo, neste ensaio procurou-se articular a importância da afetividade e a proposta transdisciplinar sobre sensibilidade para a relação docente. Tais aspectos marcam a relação do aluno com o objeto de conhecimento, favorecem sua autonomia e confiança em suas capacidades e decisões. A transdisciplinaridade envolve as pessoas em círculos de reflexão sobre a vida, religa as pessoas procurando torná-las abertas a sensibilidade, emoção e a amorosidade à vida. A valorização da afetividade e da sensibilidade humanas conscientizam as pessoas de que elas não estão separadas umas das outras, mas unidas, partilhando um saber que também não se imagina separado, mas irmanado na constituição de uma consciência amorosa, ampliada e planetária. Promover a proposta transdisciplinar nos contextos de formação de professores(as) passa pela grata vivencia de formar pessoas que tornarão nossa experiência no mundo mais cooperativa, amorosa e solidariamente compreendida.
Abstract: he affection was and still is seen as something essential in the teaching-learning process. Research has shown that how the teacher can set explicit success stories with positive results, long lasting and important to individuals. Recognizing that it is necessary to overcome bureaucratic and technical theories of knowledge that separates the cognitive from the affective, this paper tried to articulate the importance of affection and the proposed cross-disciplinary teaching sensitivity to the relationship. These aspects mark the student's relationship with the object of knowledge, encourage self-reliance and confidence in their abilities and decisions. Transdisciplinarity involves people in circles of reflection on life, reconnects people seeking to make them open, sensitivity, emotion and loveliness of life. The valuation of human affection and sensitivity to make people aware that they are not separated from each other but united by sharing a knowledge also would not think separate but joined together in the constitution of a tender conscience, extended and planetary. Promote cross-disciplinary proposal in the contexts of teacher education is grateful for the experience of training people that will make our experience in the world more cooperative, loving and severally understood.
La afectividad fue y todavía es visto como algo esencial en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Investigaciones han demostrado que la manera el profesor se expresa puede definir historias del éxito con resultados positivos, duraderos e importantes a las personas. Reconociendo que es necesario superar teorías burocráticas y mecanicistas del conocimiento que separa el cognitivo de los afectos, este documento intentó articular la importancia del afecto y la sensibilidad del docente propuesto para la relación interdisciplinar. Estos aspectos marcan la relación del alumno con el objeto de conocimiento, fomentar la autosuficiencia y confianza en sus habilidades y decisiones. La transdisciplinariedad involucra personas en los círculos de reflexión sobre la vida, lleva a conectar personas tratando de hacerlas a desarollar sensibilidad, emoción y amorosidad. También la valoración de afecto humano y sensibilidad para que la gente consciente de que no están separadas entre sí, pero unidos por compartir un consciencia sencilla y planetaria. Promover la propuesta transdisciplinar en los contextos de formación docente pasa por una amplia visión del mundo mas cooperativo, lleno de amor y entendimiento.
Palavras-chave: Educação
Formação de professores
Afetividade
Sensibilidade
Transdisciplinaridade
Education
Sensitivity
Teaching formation
Transdisciplinarity
Educación
Sensibilidad
Formación docente
Transdisciplinariedad
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Relação pedagógica, afetividade, sensibilidade: pressupostos transdisciplinares para a formação docente. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados, v. 1, n. 3, p.51-63, set./dez. 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13236
Data de publicação: Dez-2011
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Solange Martins Oliveira Magalhães - 2011.pdf180,34 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons