Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13283
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | Quando ensinar não é o mais importante: reflexões sobre o trabalho docente e o ofício de aluno no contexto atual |
Título(s) alternativo(s): | When teaching is not the most important: reflections about teachers’ work and students’ role in the current context |
Autor: | Alves, Wanderson Ferreira |
Resumo: | O objetivo do presente texto é analisar alguns aspectos do trabalho do professor e do ofício do aluno no contexto das profundas transformações contemporâneas. O trabalho foi constituído a partir do apoio teórico em autores que discutem o tema e em estudos recentes que abordam as questões aqui levantadas. Sempre que possí- vel ilustro com alguns aspectos da política educacional adotada em dois estados brasileiros, nomeadamente o es- tado de Goiás e o estado de São Paulo. A análise enfoca três dimensões. A primeira delas se refere às mudanças no papel do Estado e suas repercussões sobre o campo educativo, enfocando o movimento de ‘responsabilização’ e ‘desresponsabilização’ e a gestão. A segunda diz respeito ao trabalho do professor, destacando a formação, as con- dições de trabalho e o sentido de ensinar na atualidade. A terceira trata especificamente do aluno e das novas situa- ções com que este vem se defrontando, particularmente na sua conversão em cliente ou consumidor, bem como ao universo de exigências do mercado de trabalho e sua re- percussão na escola. Finalizando, levanto a hipótese de que o conjunto dos processos a que a educação escolar vem sendo submetida em uma sociedade crescentemente regida pelo lucro pode levar a mudanças significativas nos sentidos da docência e na ética que orienta o trabalho do professor. |
Abstract: | The purpose of the present article is to analyze some of the aspects of teachers ́ work and students’ role in the context of deep contemporary changes. The work was developed through theoretical support in authors who discuss in recent studies the issue raised in this article. Whenever possible examples are given about some aspects of the educational policy employed in two Brazilian states, the state of Goiás and the state of São Paulo. The analysis focuses three dimensions. The first dimension is related to the changes in the state’s role and their impact on the educational field, focusing the movement of ‘responsibilization’ and ‘deresponsabilization’ and management. The second dimension refers to teachers’ work, pointing out the education, working conditions and the meaning teaching nowadays have. The third and last one refers specifically to students and the new situations that students have been facing, especially the change from being a client or a consumer, as well as the great array of work market demands and its impact on school. At the end of the article, I raise the hypothesis that the process, in which education has gone through in a society moved by profit, can lead to meaningful changes in the teaching process and in the ethics that guide teachers ́ work. |
Palavras-chave: | Trabalho docente Neoliberalismo Políticas educacionais Teachers ́ work Educational politics Neo- liberalism |
País: | Brasil |
Unidade acadêmica: | Faculdade de Educação - (FE) |
Citação: | ALVES, Wanderson Ferreira. Quando ensinar não é o mais importante: reflexões sobre o trabalho docente e o ofício de aluno no contexto atual. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 159-178, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13283 |
Data de publicação: | 2007 |
Aparece nas coleções: | FE - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Wanderson Ferreira Alves - 2007.pdf | 104,96 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons