Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13315
Tipo do documento: Artigo
Título: Da fotografia e dos corpos: a desconstrução e as relações de gênero no ato de fotografar nos manifestos políticos do jovem Jürgen Klauke
Autor: Soares, Ana Carolina Eiras Coelho
Figueiredo, Tomaz Castrillon de
Resumo: O presente trabalho procura uma reflexão teórica acerca da função da fotografia em si na sociedade contemporânea e as suas interfaces com as relações de gênero, bem como da essência do ato de fotografar, centrando-se na possibilidade da reconstrução das imagens reais – coisas e corpos – a partir da encenação pelas imagens. Como ponto de discussão utilizamos a obra do Fotógrafo Jürgen Klauke onde, como ator do movimento feminista – com reflexões características do movimento feminista europeu da década de 70 – teria usado destes modelos de construção e encenação para construir um corpo que não mais pertence aos corpos admitidos, por assim dizer, na realidade, mas que tornam a idéia possível na medida em que abrem a possibilidade em um universo simbólico. A respeito da visão de si mesmo, bem como da própria visão do mundo, muitos autores identificaram uma nova forma de lidar com imagens e com o mundo a partir da reprodução técnica de imagens.
Abstract: This paper seeks a theoretical reflection on the role of photography itself in contemporary society and its interfaces with gender relations as well as the essence of the act of photographing, focusing on the possibility of rebuilding the things real – images and bodies – from staging the images. As a discussion point we used the work of Jürgen Klauke Photographer where, as an actor of the feminist movement - with features reflections of the European feminist movement of the 70s - have used these building models and scenario to build a body that no longer belongs to accepted bodies so to speak, in reality, but they make it possible idea to the extent that the possibility to open a symbolic universe. Regarding the view of himself and of his own view of the world, many authors have identified a new way of dealing with images and the world from the technical reproduction of images.
Palavras-chave: Fotografia
Auto-retrato
Simbolização
Gênero
Corpo
Photography
Gender
Body
Self-portrait
Symbolization
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de História - FH (RG)
Citação: SOARES, Ana Carolina Eiras Coelho; FIGUEIREDO, Tomaz Castrillon. Da fotografia e dos corpos: a desconstrução e as relações de gênero no ato de fotografar nos manifestos políticos do jovem Jürgen Klauke. Revista Eletrônica Trilhas da História, Três Lagoas, v. 4, n. 8, p. 20-32, jan./jun. 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13315
Data de publicação: Jun-2015
Aparece nas coleções:FH - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Ana Carolina Eiras Coelho Soares - 2015.pdf620,03 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons