Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13318
Tipo do documento: Artigo
Título: Pontes feitas apenas “com papéis” não transpõem abismos? As relações de gênero entre novas formas de pensar a história e o ensino de história
Autor: Soares, Ana Carolina Eiras Coelho
Santos, Danielle Silva Moreira dos
Resumo: O presente artigo visa refletir sobre a produção de aulas oficinas e textos de apoio propostos com o objetivo de promover entre as/os aluna/os novas maneiras de se pensar a história, dando visibilidade às mulheres, as feminilidades e masculinidades e as questões de gênero. Neste sentido, as mulheres esquecidas são recolocadas e recuperadas na História. Por meio do incentivo da bolsa PROLICEN, fomos levadas a analisar de que forma e o porquê as mulheres são, ou não, lembradas e solicitadas durante aulas de História. Assim, esse trabalho é uma pesquisa que busca levantar questionamentos, dúvidas e possíveis soluções, cujo esforço visa ampliar os debates acerca do ensino de História a partir dos estudos de gênero e história das mulheres que por meio de esforços como os dessa pesquisa invadem e transbordam o abismo no ambiente escolar.
Abstract: The present article aims reflect on the production of workshops and classes supporting texts proposed with the aim of promoting among / the student / the new ways of thinking about history, giving visibility to women, femininity and masculinity and gender issues . In this sense, the forgotten women are replaced and recovered in history. By encouraging the PROLICEN studies, we were taken to examine how and why women are or not remembered and requested during history lessons. Thus, this study is a research that seeks to raise questions, problems and possible solutions, whose effort is to extend the debates about history teaching from gender studies and history of women through efforts such as this research invade and overflow the gap in the school environment.
Palavras-chave: Relações de Gênero
Ensino de História
Mulheres
Gender Relations
History teaching
Women
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de História - FH (RG)
Citação: SOARES, Ana Carolina Eiras Coelho; SANTOS, Daniella Silva Moreira dos. Pontes feitas apenas “com papéis” não transpõem abismos? As relações de gênero entre novas formas de pensar a história e o ensino de história. Revista Eletrônica Trilhas da História, Três Lagoas, v. 4, n. 8, p. 66-83, jan./jun.2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13318
Data de publicação: Jun-2015
Aparece nas coleções:FH - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Ana Carolina Eiras Coelho Soares - 2015.pdf809,04 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons