Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13483
Tipo do documento: TCC
Título: Perfil acadêmico dos estudantes de nutrição ingressos por ações afirmativas e ampla concorrência na Universidade Federal de Goiás
Autor: Domingues, Karoline Toledo
Primeiro orientador: Sousa, Lucilene Maria de
Primeiro membro da banca: Sousa, Lucilene Maria de
Menezes, Ida Helena Carvalho Francescantônio
Marques, Rosana de Morais Borges
Resumo: A promoção das Ações Afirmativas na Universidade Federal de Goiás (UFG), iniciou-se em 2008, com a implantação do Programa UFGInclui, resultado da implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais e os avanços continuaram com a adoção da Lei 12.711 publicada em 2012. Tal lei regulamentou que as instituições federais de educação superior deveriam reservar nos cursos de graduação, no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que tivessem cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, e em 2016, a Universidade Federal de Goiás alcançou esse percentual. O objetivo desse estudo foi caracterizar o perfil acadêmico dos estudantes ingressos pelas Ações Afirmativas e ampla concorrência ano curso de Nutrição da Universidade Federal de Goiás. Para isso realizou um estudo transversal com 431 estudantes ingressos no período de 2009.1 a 2017.1. Os dados foram obtidos da Pró-Reitoria de Graduação e da coordenação de curso de Nutrição da Universidade Federal de Goiás pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. Verificou-se resultado positivo no desempenho dos estudantes do curso de Nutrição da Universidade Federal de Goiás de ambas formas de ingressos, nas quais 84% dos estudantes de Nutrição mostraram-se acima da média estipulada pelo Regulamento Geral dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Goiás, que é de 6,0 pontos. As categorias pretos, pardos e indígenas e demais cotistas, assim como os estudantes quilombolas e indígenas apresentaram média global estatisticamente inferior (p= 0,13) aos alunos de ampla concorrência. E chama a atenção que os estudantes quilombolas e indígenas apresentaram médias significativamente menores (p= 0,13) em comparação a outras categorias de cotistas. Esse resultado revelou atenção para as dificuldades desses estudantes mostrando a importância de analisar os fatores que influenciaram no desempenho acadêmico. Quanto ao rendimento acadêmico dos ingressos por ação afirmativa e ampla concorrência, não houve associação significativa (p ≥ 0,05) com o auxílio remunerado. Verificou-se que as disciplinas com maiores números de reprovações são semelhantes para os estudantes das ações afirmativas e ampla concorrência. O estudo permitiu caracterizar o perfil acadêmico e visualizar possibilidades de ações concretas de intervenção com o envolvimento de toda comunidade acadêmica, bem como a gestão, para garantir a permanência destes estudantes na instituição, e o sucesso ao longo do curso.
Palavras-chave: Ação afirmativa
Cotas
Ensino Superior
Rendimento acadêmico
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Nutrição - FANUT (RG)
Nome do curso: Nutrição (RG)
Citação: DOMINGUES, Karoline Toledo. Perfil acadêmico dos estudantes de nutrição ingressos por ações afirmativas e ampla concorrência na Universidade Federal de Goiás. 2017, 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13483
Data de publicação: 24-Nov-2017
Aparece nas coleções:FANUT - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Nutrição - Karoline Toledo Domingues - 2017.pdf1,97 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons