Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13532
Tipo do documento: Artigo
Título: Performances visuais e ensino: dilemas de orientação no emaranhado do tempo
Autor: Capel, Heloísa Selma Fernandes
Resumo: O artigo discute os dilemas de orientação enfrentados pelo ensino de história, e, no esforço de pensar como o cinema pode contribuir com a problemática das temporalidades e das narrativas, enfatiza o aspecto presentificador e liminar da experiência histórica. Tendo como inspiração, a inversão narrativa do filme Irreversível (2002), a reflexão defende a ideia da história como experiência performática, estratégia em que os sentidos são lidos a partir das materialidades e formas narrativas, elementos a partir dos quais o ensino de história pode se tornar mais intenso e mobilizador.
Abstract: This paper approaches orientation dilemmas facing the teaching of history. In an attempt to show how cinema may foster the debate regarding temporalities and narratives, this discussion focuses on the presentifying and liminal aspect of historical experience. Inspired by the narrative inversion of the motion picture Irreversible (2002), it defends the notion of history as a performing experience, a strategy in which the senses are conceived through materialities and narrative forms; these elements may help the teaching of history to become more intense and active.
Palavras-chave: Performance visual
Ensino
Cinema
Visual performance
Teaching
Cinema
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de História - FH (RG)
Citação: CAPEL, Heloisa Selma Fernandes. Performances visuais e ensino: dilemas de orientação no emaranhado do tempo. Fênix: revista de história e estudos culturais, Uberlândia, v. 8, n. 3, p. 01-14, set./dez. 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13532
Data de publicação: Dez-2011
Aparece nas coleções:FH - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Heloisa Selma Fernandes Capel - 2011.pdf403,52 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons