Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13642
Tipo do documento: Artigo
Título: As imagens ficcionais no ensino de conceitos científicos
Autor: Gomes, Ivan Carlos Pereira Gomes
Furtado, Wagner Wilson
Echeverría, Agustina Rosa
Resumo: O trabalho apresentado é um recorte das análises desenvolvidas na dissertação de mestrado de GOMES (2013) e objetivou compreender como uma produção audiovisual, a partir de um relato histórico ficcional de um acidente radiológico, pode influenciar na compreensão de conceitos científicos. Ou seja, a partir de representações visuais ficcionais buscamos analisar a aprendizagem e a elaboração conceitual de conceitos próprios da ciência na sala de aula. A pesquisa se desenvolveu em uma turma de primeira série do ensino médio de uma escola particular da cidade de Goiânia. Tendo como referência autores da perspectiva sociocultural, em especial James Wertch e sua teoria da ação mediada, foi analisado o extrato de uma das aulas que integrou uma sequência didática cuja temática era a radioatividade. Inferimos que o filme amplia o contexto da discussão, porém limita quando o estudo passa a ser os conceitos científicos lá envolvidos. A produção audiovisual empregada não possuía objetivo pedagógico e pode-se argumentar que ela não tinha o objetivo de ensinar conceitos da ciência, mas as transformações da ação mediada poderiam permitir essa discussão. Destacamos o importante papel do professor, ao contribuir para alteração qualitativa na ação e ao auxiliar na aprendizagem de conceitos científicos pelos alunos durante as discussões na sala de aula.
Abstract: El artículo presentado és um resumen de las análisis dessarolladas en la pesquisa de mestrado de Gomes (2013) y tuvo como objetivo comprender como una producción audiovisual, a partir de un relato histórico de ficción de un accidente radiológico, puede influir en la comprensión de los conceptos científicos. Es decir, a partir de las representaciones visuales de ficción intentamos analizar el aprendizaje y el desarrollo conceptual de los propios conceptos de la ciencia en el aula. La investigación se desarrolló en una clase de primer grado de educación secundaria en una escuela privada en la ciudad de Goiânia. Tenemos como referencia estudiosos de la perspectiva sociocultural, especialmente James Wertch y su teoría de la acción mediada, se analizó el extracto de una clase que integra una secuencia de instrucción cuyo tema era la radioactividad. La producción audiovisual no tenía objetivo pedagógico y se puede argumentar que no estaba destinada a enseñar conceptos de la ciencia, pero las transformaciones de la acción mediada podrían permitir esta discusión. Hacemos destaque para la importancia del papel del maestro, por contribuir al cambio cualitativo de la acción y por ayudar en el aprendizaje de conceptos científicos por los estudiantes durante los debates en el aula.
Palavras-chave: Ferramenta cultural
Produção audiovisual
Elaboração conceitual
Radioatividade
Herramienta cultural
Producción audiovisual
Elaboración conceptual
Radioactividad
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Física - IF (RG)
Citação: GOMES, Ivan Carlos Pereira; FURTADO, Wagner Wilson; ECHEVERRÍA, Agustina Rosa. As imagens ficcionais no ensino de conceitos científicos. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 9, n. 18, 2013. Edição Especial.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.3895/rts.v9n18
Identificador do documento: 10.3895/rts.v9n18
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13642
Data de publicação: 2013
Aparece nas coleções:IF - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Ivan Carlos Pereira Gomes - 2013.pdf58,69 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons