Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13677
Tipo do documento: Artigo
Título: Educação histórica: percepção de crianças sobre tempo e espaço em imagens da cidade de Goiânia
Título(s) alternativo(s): History education: children’s perception of time and space in images “Goiânia” city
Autor: Silva, Maria da Conceição
Fleury, Eunice Aparecida Antunes
Resumo: Esta pesquisa investiga exercícios produzidos por crianças de 10 anos de idade, que cursam a turma E, do Ciclo II(5o ano do Ensino Funda- mental), da Escola Municipal Prof. Lourenço Ferreira Campos, da ci- dade de Goiânia. O objetivo foi analisar como essas crianças se relacio- nam com o passado e como percebem a mudança no tempo e no espaço, a partir de três imagens da cidade de Goiânia em diferentes épocas. Foram selecionadas três fotos, dos anos de 1937, 1942 e 2011, para a realização da tarefa em sala de aula. Considerou que a cidade Goiânia foi planejada e começou a ser construída na década de 1930, sendo que no ano de 1942 ocorreu seu batismo cultural com as festividades cívicas promovidas pelo poder público.
Abstract: This research investigates exercises produced by ten-year-old children, attending the class E, Cycle II (5th grade of the elementary school), from Prof. Lourenço Ferreira Campos public school, located in Goiânia. It aimed to analyze how these children relate to the past and how they perceive the changing in time and space, considering three images of Goiânia city, it in different times. Three pictures of the city were selected, taken in 1937, 1942 and 2011, in order to execute the propo- sed task. It was brought to light that Goiâni city was planned and its construction started in the 1930s, whereas, in 1942, its cultural baptism composed of civic festivities was held and organised by the government.
Palavras-chave: Educação histórica
Espaço
Tempo
Aprendizagem histórica
History education
Time
Space
Historical learning
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de História - FH (RG)
Citação: SILVA, Maria da Conceição; FLEURY, Eunice Antunes. Educação histórica: percepção de crianças sobre tempo e espaço em imagens da cidade de Goiânia. Educação, Santa Maria, v. 40, n. 31, p. 579-590, set./dez. 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5902/1984644418703
Identificador do documento: 10.5902/1984644418703
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13677
Data de publicação: Dez-2015
Aparece nas coleções:FH - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Maria da Conceição Silva - 2015.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons