Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13678
Tipo do documento: Artigo
Título: Educação histórica: perspectivas para o ensino de história em Goiás
Autor: Silva, Maria da Conceição
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar as propostas curriculares da disciplina História, considerando as concepções conceituais e metodológicas que constituíram o seu estatuto. Para tanto, é necessário examinar os currículos escolares entre os séculos XIX e XX. Interessa-nos, mais particularmente, a proposta metodológica da educação histórica, cujo eixo teórico é a Didática da História, de Jörn Rüsen. Além disso, investiga-se a concepção de história em propostas curriculares do Estado de Goiás, atentando-se para metodologias de ensino em aulas.
Abstract: The goal of this research is to investigate the curricular proposals of the discipline History, considering the conceptual and methodological conceptions that constituted your statute. For so much, it is necessary to examine the school curriculums, between centuries XIX and XX. It has interest, more particularly, the methodological proposal of the Historical Education, whose theoretical axis is the History Didacticism, of Jörn Rüsen. Moreover, it investigates the history conception in Estado de Goiás’s curricular proposals, paying attention itself to teaching methodologies in classes.
Palavras-chave: Educação histórica
Propostas curriculares
Ensino de História
History education
History teaching
Curriculum proposals
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de História - FH (RG)
Citação: SILVA, Maria da Conceição. Educação histórica: perspectivas para o ensino de história em Goiás. Saeculum, João Pessoa, n. 24, p. 197-212, jan./jun. 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13678
Data de publicação: Jun-2011
Aparece nas coleções:FH - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Maria da Conceição Silva - 2011.pdf154,58 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons