Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13720
Tipo do documento: Artigo
Título: O parafuso da didática da história: o objeto de pesquisa e o campo de investigação de uma didática da História ampliada
Título(s) alternativo(s): The screw of history didactics: the object of research and the investigation field of an amplified History didactics
Autor: Teixeira, Rafael Saddi
Resumo: Durante a última década, iniciou-se uma mudança paradigmática na didática da história brasileira. O presente artigo visa contribuir para esta mudança, através da definição do objeto de pesquisa e do campo de investigação de uma didática da história ampliada. Para tanto, ele analisa qual é a opinião predominante a respeito da didática da história e quais são as principais reformulações produzidas por essa mudança paradigmática. Por último, apresenta, a partir da bibliografia alemã, uma definição do objeto de pesquisa e do campo de investigação da didática da história ampliada.
Abstract: During the last decade, a paradigmatic transformation has began in brasilian History Didactics. The present paper aims to contribute to this change by defining the object of research and the investigation field of an amplified History Didactics. For this, it analyses what is the standard opinion about History Didactics and what are the mains reformulations provided by this paradigmatic transformation. Finally, it presents, along the lines of german literature, a definition about the object of research and the investigation field of the amplified History Didactics
Palavras-chave: Didática da história
Ensino de história
Consciência histórica
History didactics
Historical counsciousness
History teaching
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de História - FH (RG)
Citação: SADDI, Rafael. O parafuso da didática da história: o objeto de pesquisa e o campo de investigação de uma didática da História ampliada. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 34, n. 2, p. 211-220, jul./dez. 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.4025/actascieduc.v34i2.16989
Identificador do documento: 10.4025/actascieduc.v34i2.16989
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13720
Data de publicação: Dez-2012
Aparece nas coleções:FH - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Rafael Saddi Teixeira - 2012.pdf578,42 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons