Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13789
Tipo do documento: Artigo
Título: A escola pública como espaço de mediação na recepção de programas televisivos
Autor: Duarte, Aldimar Jacinto
Resumo: O cotidiano na sociedade moderna tem sido bombardeado pelos vários discursos produzidos e reproduzidos pela mídia. Os alunos, em especial da escola pública, têm sido alvo desse bombardeio. O presente trabalho é a síntese de uma pesquisa realizada com alunos de duas escolas públicas em Goiânia e busca analisar como os educadores dessas escolas têm se constituído como mediadores na recepção que seus educandos fazem dos programas televisivos. O que se constatou é que a gestão democrática e uma pedagogia que tenha como princípio o diálogo são fundamentais na formação não só de receptores críticos, mas de sujeitos participativos em todas as esferas da sociedade.
Abstract: The everyday life of modern society has been bombarded by many discourses produced and reproduced by the media. The students, especially those from public schools, have been the target of this bombardment. The present paper is the synthesis of a research done with students from two public schools in Goiânia and tries to analyze how the educators from these schools who have been mediators in the reception that their students have of television programs. What was found was that a democratic administration along with a pedagogy which has as its principle the dialogue, are fundamental not only in developing critical receivers, but also participant subjects in all spheres of society.
Palavras-chave: Programas televisivos
Escola pública
Educação dialógica
Múltiplas mediações
Television program
Public school
Dialogistic education
Multiple mediation
País: Brasil
Instituição: José Paulo Pietrafesa
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Citação: DUARTE, Aldimar Jacinto. A escola pública como espaço de mediação na recepção de programas televisivos. Intera-Ação, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 143-160, jul./dez. 2002. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/1531/1512>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ia.v27i2.1531
Identificador do documento: 10.5216/ia.v27i2.1531
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13789
Data de publicação: Dez-2002
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Aldimar Jacinto Duarte - 2002.pdf142,78 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons