Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13823
Tipo do documento: Artigo
Título: Sob (re) o texto: o domínio do significante
Autor: Carvalho, Maria Alice de Sousa
Resumo: O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a produção textual, recortando, para efeito da discussão, textos produzidos por crianças da segunda série do ensino fundamental, colhidos na experiência que desenvolvi com leitura e escrita, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), unidade da Universidade Federal de Goiás (UFG), durante o ano de 1997. Filiando-me aos referenciais teóricos da lingüística estrutural e da psicanálise lacaniana, parti da hipótese de que a língua tem um funcionamento próprio que captura o sujeito e, nesse sentido, comanda o movimento das unidades lingüístico-discursivas na constituição de textos. Esteve em foco, na experiência, inserir o aluno em um universo textual. Com a imersão em atividades constantes e diárias de leitura e escrita, observei o movimento dos significantes dos textos circulados, compondo, com semelhança e diferença, os textos das crianças. Foi possível, portanto, reconhecer a relação de implicação entre sujeito e linguagem e considerar o texto como efeito do trabalho do significante.
Abstract: This study proposes a reflection on textual production. In order to provoke discussion, texts produced by second-year primary school pupils were selected. These texts resulted from an experience in reading and writing carried out with a group of the above-mentioned pupils, in the Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), at the Universidade Federal de Goiás (UFG), throughout 1997. Adopting Structural Linguistic theoretical principles as well as Lacanian Psychoanalysis, I started from the hypothesis that language has a functioning of its own which captures the subject and, hence, directs the movement of the linguistic-discursive units at the moment the text is being drawn up. This experience focused on the immersion of the student in a textual universe. Immersed in frequent daily activities of reading and writing, I observed the movement of the signifier in the texts circulating in the classroom, through the similarities and differences in the composition of the children’s texts. It was therefore possible to recognize the relationship of implication between subject and language and to consider the text as an effect of the work of the signifier.
Palavras-chave: Linguagem
Aquisição
Escola
Language
Acquisition
School
País: Brasil
Instituição: José Paulo Pietrafesa
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Citação: CARVALHO, Maria Alice de Sousa. Sob (re) o texto: o domínio do significante. Intera-Ação, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 267-278, jul./dez. 2005. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/1312/1355>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ia.v30i2.1312
Identificador do documento: 10.5216/ia.v30i2.1312
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13823
Data de publicação: Dez-2005
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Maria Alice de Sousa Carvalho - 2005.pdf241,6 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons