Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13829
Tipo do documento: Artigo
Título: Movimentos sociais e práticas educativas
Autor: Cruz, José Adelson da
Resumo: O objetivo deste artigo é compreender a ação dos movimentos sociais como ato educativo e discutir sua contribuição para a ampliação do processo de escolarização na sociedade brasileira, assim como indagar acerca das “novidades” dos movimentos sociais no atual contexto de globalização. Por ato educativo entendemos uma prática histórico-social que se liga diretamente quer às condições objetivas, quer às ações organizativas e às concepções de mundo nelas gestadas.
Abstract: The objectives of this article are to present the acting of social movements as educational performances and its contribution to the enlargement of schooling in the Brazilian society, as well as to inquire about the new aspects of social movements in the recent context of globalization. As we mean it, educational performances are social-historical practices directly linked to objective conditions, to organizational attitudes and to the conceptions of world they create.
Palavras-chave: Movimentos sociais
Ato educativo
Prática histórico-social
Social movements
Educational performances and social-historical
País: Brasil
Instituição: José Paulo Pietrafesa
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Citação: CRUZ, José Adelson da. Movimentos sociais e práticas educativas. Intera-Ação, Goiânia, v. 29, n. 2, p. 175-185, jul./dez. 2004. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/1412/1425>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ia.v29i2.1412
Identificador do documento: 10.5216/ia.v29i2.1412
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13829
Data de publicação: Dez-2004
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - José Adelson da Cruz - 2004.pdf78,21 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons