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Tipo do documento: Artigo
Título: Reflexões sobre a biologia e a educação no currículo de pedagogia e nas licenciaturas
Autor: Souza, André Barcellos Carlos de
Resumo: Na reforma curricular do curso de Pedagogia a disciplina Biologia Educacional foi excluída. Entretanto, essa disciplina é essencial na formação do professor. Atualmente, a representação social de ser humano, e obviamente também dos alunos de Pedagogia, é construída mediante uma visão reificada hegemônica, que podemos conceituar como sendo inatista, empirista e imutável. Essa representação de homem não é apenas um equívoco teórico, uma falha na compreensão da realidade, mas uma falha que tem implicações políticas relevantes. Assim, este artigo insere-se na perspectiva de refletir sobre as relações entre a Biologia e a Educação, no intuito de contribuir para transformar, por meio do esclarecimento, a representação social de homem em conceito, contribuindo para o processo de desreificação da sociedade. E, de passagem, defender a existência da disciplina Biologia e Educação nos currículos de Pedagogia e das licenciaturas.
Abstract: As a curricular subject, Educational Biology is no longer part of the contents in courses of Pedagogy since last Reforma Curricular (National Curriculum Reform). Nevertheless, this subject is essential for teaching formation. Nowadays, the social representation of what it is to be human (the same for the students of Pedagogy) is built on a hegemonious and crystallized view, which can be conceptualized as being inatistic, empiricist and immutable. This representation of men is not only a theoretical mistake or a miscomprehension of reality, but also an error that presents relevant political implications. This article is a reflection about the relation between Biology and Education, which can contribute to transform the social representation of men into a concept, by means of enlightenment; which can contribute with the process of understanding reality better. Also, it is a statement of defense to have Biology and Education back to the curriculum of Pedagogy and Licenciaturas Courses.
Palavras-chave: Biologia e educação
Biologia educacional
Representação social
Biology and education
Educational biology
Social representation
País: Brasil
Instituição: José Paulo Pietrafesa
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Citação: SOUZA, André Barcellos Carlos de. Reflexões sobre a biologia e a educação no currículo de pedagogia e nas licenciaturas. Intera-Ação, Goiânia, v. 29, n. 1, p. 79-106, jan./jun. 2004. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/1333/1369>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ia.v29i1.1333
Identificador do documento: 10.5216/ia.v29i1.1333
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13831
Data de publicação: Jun-2004
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