Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13844
Tipo do documento: Artigo
Título: Trabalho e inserção no mundo da vida:significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade
Autor: Corrêa, Sandro Alves
Marin, Andreia Aparecida
Oliveira, Sandra de Fátima
Resumo: Os estudos sobre percepção ambiental raramente tratam das vivências cotidianas, do lazer e do trabalho, que moldam os modos de viver e possibilitam a construção de concepções e de laços topofílicos que fundamentam a relação com o lugar habitado. No presente trabalho, discutimos a razão tecno-científica da modernidade e o distanciamento do mundo vivido e da natureza como conseqüências diretas das mudanças na vida e no trabalho dela derivadas, e avançamos para a descrição de uma realidade rural concreta, destacando possíveis significados da preservação da relação espaço-trabalho de moradores do entorno do Parque Estadual da Serra de Caldas–Goiás. Adotamos, para tanto, o referencial teórico da fenomenologia e algumas considerações antroposóficas, críticas e da educação estética.
Abstract: Studies on environmental perception rarely treat of daily living, leisure or work, which shape our way of living and make possible the construction of conceptions and topophilic links which are the basis of our relationship with the place in which we live. In this study, the technical scientific reason behind modernity is discussed as well as our resultant distancing from nature and the world in which we live as a direct consequence of changes in life and work. A concrete rural reality is described, highlighting possible meanings of preservation of the space-work relationship of those who live in the surroundings of the Serra de Caldas State Park in Goiás. To do so, the referential theory of phenomenology was used as well as certain anthroposophical considerations, critiques and aesthetic education.
Palavras-chave: Educação ambiental
Percepção ambiental
Trabalho
Fenomenologia
Environmental education
Environmental perception
Work
Phenomenology
País: Brasil
Instituição: José Paulo Pietrafesa
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Citação: CORRÊA, Sandro Alves; MARIN, Andreia Aparecida; OLIVEIRA, Sandra de Fátima. Trabalho e inserção no mundo da vida: significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade. Intera-Ação, Goiânia, v. 33, n. 1, p. 71-86, jan./jun. 2008. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/4243/4173>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ia.v33i1.4243
Identificador do documento: 10.5216/ia.v33i1.4243
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13844
Data de publicação: Jul-2008
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Sandro Alves Corrêa - 2008.pdf78,41 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons