Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13854
Tipo do documento: Artigo
Título: A formação de professores no contexto das tendências para internacionalização da educação superior a distância
Título(s) alternativo(s): Teachers ’ traning in the context of the tendencies of internationalization of higher education at distance
Autor: Faria, Juliana Guimarães
Toschi, Mirza Seabra
Resumo: O texto indaga sobre a relação da educação a distância com as políticas de internacionalização da Educação Superior e sobre a inserção da formação de professores nessa realidade. Mostra que a educação a distância está em plena expansão, principalmente nos cursos de formação de professores, e imersa no processo de liberalização do comércio dentro da OMC. Nesse processo de liberalização, a EAD vem sendo vista como um bem comercializável, por suas características de transfronteirização e baixo custo. Levanta-se a questão da necessidade de se discutir a EAD no Brasil para além de um bem de consumo e a importância dos debates em torno de suas condições de oferta, objetivos e regulamentação.
Abstract: the text discusses the relationship of distance education with the policies of internationalization of higher education and inclusion of teacher training in this reality. Shows that distance education is booming, especially in training courses for teachers, and immersed in the process of trade liberalization within the WTO. In this process of liberalization, the EAD is being seen as a commodity whose characteristics of transfronteirização and low cost. Raises the question of the necessity of discussing the DL in Brazil as well as a consumer and the importance of discussions around their offer conditions, objectives and rules.
Palavras-chave: Educação Superior a distância
Internacionalização da educação
Formação de professores
Higher education in the distance
Internationalization of education
Teacher training
País: Brasil
Instituição: José Paulo Pietrafesa
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Citação: FARIA, Juliana Guimarães; TOSCHI, Mirza Seabra. A formação de professores no contexto das tendências para internacionalização da educação superior a distância. Intera-Ação, Goiânia, v. 36, n. 1, p. 201-224, jan./jun. 2011. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/15037/9323>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ia.v36i1.15037
Identificador do documento: 10.5216/ia.v36i1.15037
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13854
Data de publicação: Jun-2011
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Juliana Guimarães Faria - 2011.pdf133,78 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons